CRE aprova dois acordos na área de educação assinados pelo Brasil em 2010 — Rádio Senado
Relações Exteriores

CRE aprova dois acordos na área de educação assinados pelo Brasil em 2010

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE) aprovou dois acordos internacionais na área de educação, assinados pelo Brasil em 2010. O objetivo é qualificar professores em parcerias do Brasil com Angola (PDS 173/2017) e com a Comunidade de Dominica (PDS 164/2017)  . Na visão do relator da matéria, senador Flexa Ribeiro (PSDB – PA), as trocas de experiências em educação são enriquecedoras. Flexa Ribeiro defendeu a ampliação desses acordos com outras nações.

26/10/2017, 14h00 - ATUALIZADO EM 26/10/2017, 14h12
Duração de áudio: 02:09
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) realiza reunião com 4 itens. Na pauta, indicação de embaixadores e textos de acordos internacionais.

Em discurso, à mesa, presidente da CRE, senador Fernando Collor (PTC-AL).

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES APROVOU DOIS ACORDOS INTERNACIONAIS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO, ASSINADOS PELO BRASIL EM 2010. LOC: O OBJETIVO É QUALIFICAR PROFESSORES EM PARCERIAS DO BRASIL COM ANGOLA E COM A COMUNIDADE DE DOMINICA. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES: (Repórter) O acordo de cooperação educacional firmado entre o governo brasileiro e o governo da Comunidade de Dominica, país localizado em uma ilha do Caribe, vai incentivar a formação e o aperfeiçoamento de professores e pesquisadores. Segundo o texto aprovado pela Comissão de Relações Exteriores, haverá intercâmbio de informações e de experiências, bem como o ensino e difusão da cultura e da língua dos dois países. Na visão do relator da matéria, senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, as trocas de experiências em educação são enriquecedoras. E defendeu a ampliação desses acordos com outras nações. (Flexa Ribeiro) “Esse intercâmbio com alunos, professores, pesquisadores na área de educação podíamos fazer com que acordos desse tipo pudessem ser multiplicados também com outros países”. (Repórter) Também aprovado pela Comissão de Relações Exteriores, o acordo bilateral entre Brasil e Angola incentiva a cooperação para a formação de professores de ensino superior em diversas áreas do conhecimento. O texto prevê a concessão de bolsas de estudo para doutorado e pós-doutorado a professores e o intercâmbio de delegações e de informações, que inclui gestão e estruturação do ensino. O relator do projeto, senador Cristovam Buarque, do PPS do Distrito Federal informou que o acordo terá reflexo nas áreas econômica, política e cultural. (Cristovam Buarque) “No campo econômico, pois a educação relaciona-se diretamente à qualificação da mãe de obra de um país e interfere no desenvolvimento econômico. Na esfera política porque a cooperação educacional representa parte de uma agenda positiva da política externa. E na seara cultural, pois a convivência, o aprendizado do idioma e a troca de experiências contribuem para o estreitamento de laços”. (Repórter) Os acordos têm validade de cinco anos, com renovação automática, a menos que haja manifestação em contrário de um dos países. Agora, os projetos seguem para exame em Plenário. PDS 164/2017 PDS 173/2017

Ao vivo
00:0000:00