CRE aprova 11 indicações de embaixadores na manhã desta segunda-feira — Rádio Senado
Sabatina

CRE aprova 11 indicações de embaixadores na manhã desta segunda-feira

A Comissão de Relações Exteriores (CRE) aprovou 11 indicações para embaixadas brasileiras em diversos países na primeira fase de reuniões presenciais que aconteceu nesta segunda-feira (21) pela manhã. Entre as aprovações, estão representantes em países como Ucrânia, Zâmbia e Dinamarca. Todas as indicações ainda serão analisadas pelo plenário do Senado. Mais informações na reportagem de Rodrigo Resende, da Rádio Senado.

21/09/2020, 13h13 - ATUALIZADO EM 21/09/2020, 17h20
Duração de áudio: 02:11
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) se reúne em sistema semipresencial para sabatina de indicados para missões diplomáticas no exterior.

As reuniões ocorrem de forma semipresenciais, sendo permitida a participação remota dos senadores através de um aplicativo de videoconferência, para debate com os indicados e leitura de relatórios. 

Mesa:
presidente da CRE, senador Nelsinho Trad (PSD-MS).

Bancada:
senador Antonio Anastasia (PSD-MG); 
senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE); 
senador Telmário Mota (Pros-RR);
senador Acir Gurgacz (PDT-RO).

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: OS SENADORES DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES APROVARAM 11 INDICAÇÕES DE EMBAIXADORES NA MANHÃ DE SEGUNDA-FEIRA. LOC: FORAM APROVADOS NA COMISSÃO REPRESENTANTES EM PAÍSES COMO DINAMARCA, PAÍSES BAIXOS, ZÂMBIA E UCRÂNIA. AS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER RODRIGO RESENDE: (Repórter) Entre as indicações aprovadas está a de Paulo Roberto Caminha de Castilhos França para ser embaixador do Brasil nos Países Baixos. O relator desta indicação, senador Carlos Fávaro, do PSD de Mato Grosso, lembrou a importância estratégica dos Países Baixos para a economia brasileira: (Carlos Fávaro) Quanto ao reino dos países baixos, destaco que é formado por quatro países, Países Baixos, Aruba, Curaçao e St, Marteen. Os Países Baixos são o maior mercado para exportação brasileira na Europa e quarto maior do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Argentina. (Repórter) Arthur Henrique Villanova Nogueira teve o nome aprovado na CRE para ser representante do Brasil na Zâmbia, país africano: (Arthur Henrique Villanova Nogueira) A Zâmbia tem um histórico muito longo já de participação em eventos regionais desde a época da descolonização mas hoje ainda em fóruns de estabilização de zonas de conflitos de conflito na África, como por exemplo no Sudão. (Repórter) O embaixador Rodrigo de Azeredo Santos teve a indicação aprovada para a Dinamarca e a Lituânia. Para Rodrigo, a Dinamarca apresenta oportunidades para o Brasil: (Rodrigo de Azeredo Santos) Trata-se de um país com pequena população, com alta renda per capita de 60 mil dólares e elevado IDH, 11° no ranking mundial. A Dinamarca tem uma economia sólida, uma indústria moderna, um setor agrícola muito forte e com alta tecnologia. (Repórter) O senador Major Olímpio, do PSL de São Paulo, foi o relator da indicação de Norton de Andrade Mello Rapesta para a Ucrânia. Olímpio destacou os últimos acontecimentos políticos no país e afirmou que a Ucrânia vem retomando sua capacidade comercial: (Major Olímpio) O fim desse projeto aliado a manifestações nacionalistas e protestos públicos, bem como a incorporação da Criméia pela Rússia afetaram o relacionamento Brasil - Ucrânia. No entanto, a retomada do crescimento econômico pela Ucrânia em 16, trouxe novo fôlego para as relações bilaterais. (Repórter) Os senadores ainda aprovaram as indicações de embaixadores para os seguintes países: Trinidad e Tobago, Filipinas, Geórgia, Kuwait, Cabo Verde, Irlanda e Myanmar. Todas as indicações ainda serão votadas no plenário do Senado. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.

Ao vivo
00:0000:00