CRE avalia nomes para embaixadas na Hungria, Malásia, Romênia e Singapura — Rádio Senado
Relações Exteriores

CRE avalia nomes para embaixadas na Hungria, Malásia, Romênia e Singapura

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) analisa as indicações de quatro diplomatas para embaixadas brasileiras no exterior: Maria Laura Rocha para a embaixada na Romênia (MSF 34/2019), José Luiz Machado e Costa para a Hungria (MSF 35/2019), Eugenia Barthelmess para Singapura (MSF 36/2019) e Ary Norton de Murat Quintella para a Malásia e, cumulativamente, para Brunei Darussalam (MSF 37/2019). Visando a rápida ocupação dos postos, o senador Chico Rodrigues (DEM-RR) sugeriu qua os indicados sejam sabatinados na primeira semana de agosto. Depois de aprovados na CRE, as indicações serão analisadas no Plenário do Senado. Reportagem, Iara Farias Borges.

17/07/2019, 13h51 - ATUALIZADO EM 17/07/2019, 16h23
Duração de áudio: 02:59
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) realiza reunião com 4 itens. Na pauta, leitura de relatórios de indicações de embaixadores para Romênia, Hungria, Singapura e Malásia.

À mesa, presidente da CRE, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), conduz reunião.

Bancada:
senadora Renilde Bulhões (Pros-AL);
senador Chico Rodrigues (DEM-RR), em pronunciamento;
senador Mecias de Jesus (PRB-RR).

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES ANALISA AS INDICAÇÕES DE DIPLOMATAS PARA OCUPAREM O CARGO DE EMBAIXADORES NA ROMÊNIA, HUNGRIA, SINGAPURA, MALÁSIA E BRUNEI. LOC: OS RELATÓRIOS FORAM APRESENTADOS E A SABATINA PODERÁ SERÁ MARCADA PARA O INÍCIO DE AGOSTO. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES. (Repórter) Quatro diplomatas foram indicados pela presidência da República para exercerem o cargo de embaixador do Brasil em cinco países. Postulante à embaixada da Romênia, Maria Laura da Rocha, ingressou em 1977 no Instituto Rio Branco para formação na carreira diplomática, fez especializações e desde 2008 é ministra de primeira classe. Ela recebeu várias condecorações no Brasil e no Exterior pela sua atuação na diplomacia, como a Ordem de Rio Branco e a Ordem do Mérito Científico. Indicado para exercer o cargo de embaixador do Brasil na Hungria, o diplomata José Luiz Machado e Costa atua, desde 2018, na Subsecretaria-Geral da África e do Oriente Médio, tendo passado por várias funções no Brasil e no Exterior. Ele recebeu condecorações como a Ordem do Rio Branco e a Ordem do Infante Dom Henrique, em Portugal. A candidata à embaixada de Singapura, a diplomata Eugenia Barthelmess é mestre em Letras e atuou como diretora dos Departamentos dos Estados Unidos, Canadá e Assuntos Interamericanos e do Departamento da América do Sul, entre outros. E o indicado para a embaixada da Malásia e, cumulativamente, de Brunei, o diplomata Ary Norton de Murat Quintella, é graduado em Psicologia Social na Inglaterra e desde 1989 atua na Diplomacia brasileira. Atuou como Assessor Internacional da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, professor no Instituto Rio Branco e diretor do Departamento de Ásia Central e Meridional e Oceania. Entre outras, ele recebeu as condecorações da Ordem do Rio Branco e da Ordem Soberana e Militar de Malta. Ao apresentar o relatório da indicação do diplomata Quintella, o senador Chico Rodrigues, do Democratas de Roraima, ressaltou a importância de o Brasil ter um diplomata qualificado na Malásia. (Chico Rodrigues) “A Malásia, que é um país de uma localização geoestratégica e geopolítica, é fundamental nessas relações com o Brasil. E ali, quem vai ser o nosso embaixador e vai recepcionar todas as demandas do Brasil junto à comunidade da Malásia e ao Estado Brunei, é exatamente esse nome expressivo, que tem um cabedal de conhecimento na área da Diplomacia invejável e que, portanto, vai ser orgulho para o Brasil”. (Repórter) Para que os postos sejam ocupados com rapidez, o senador Chico Rodrigues sugeriu ao presidente da Comissão de Relações Exteriores, senador Nelsinho Trad, do PSD de Mato Grosso do Sul, que a sabatina dos indicados seja feita na primeira semana de agosto. Depois de aprovadas pela comissão, as indicações serão analisadas no Plenário do Senado. - MSF 34/2019 - MSF 35/2019 - MSF 36/2019 - MSF 37/2019

Ao vivo
00:0000:00