Agricultura

CRA vai avaliar política do governo para o comércio internacional de produtos agropecuários

01:43CRA vai avaliar política do governo para o comércio internacional de produtos agropecuários

Transcrição LOC: A COMISSÃO DE AGRICULTURA VAI AVALIAR, EM 2019, A POLÍTICA DO GOVERNO PARA O COMÉRCIO INTERNACIONAL DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS. LOC: O RELATOR DA POLÍTICA É O SENADOR LUIS CARLOS HEINZE, DO PP GAÚCHO. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES. (Repórter) A política pública do governo federal de comércio internacional de produtos agropecuários foi escolhida como tema de avaliação da Comissão de Agricultura em 2019. A escolha é acertada, disse o senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, pois as exportações de produtos agrícolas são fundamentais para a economia brasileira e as importações podem afetar os produtores nacionais. (Acir Gurgacz) “Na verdade, o agronegócio brasileiro é a exportação e o que pode nos prejudicar é a importação. Então, são, realmente, os temas relevantes para a gente debater”. (Repórter) Da mesma opinião, o relator da política, senador Luis Carlos Heinze, do PP gaúcho, ressaltou a importância do comércio internacional de produtos do agronegócio para o país. (Luis Carlos Heinze) “Se o Brasil tem hoje mais 400 bilhões de dólares de reservas, mais de 90% veio do agro que foi exportado. Portanto, é um setor que deve ser debatido e isso é extremamente importante. Não são automóveis, geladeira, bicicleta, e sim soja, frango, suíno, boi, laranja, fumo, são os setores que exportam e é isso que deu saldo positivo na nossa balança comercial”. (Repórter) Os senadores da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária chegaram a apresentar outras sugestões de políticas do governo federal para avaliação pelo colegiado – a maioria sobre regularização fundiária. Mas a presidente da CRA, senadora Soraya Thronicke, do PSL de Mato Grosso do Sul, preferiu deixar esse assunto para ser tratado na subcomissão criada para debater a questão fundiária no Brasil.

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) vai avaliar em 2019 a política pública do governo federal de comércio internacional de produtos agropecuários. Na visão do senador Acir Gurgacz (PDT-RO), a escolha é acertada. O relator da política, senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), observou que as exportações de produtos agrícolas são fundamentais para a economia brasileira. Reportagem, Iara Farias Borges.

TÓPICOS:
Agricultura  Agronegócio  Automóveis  Comércio  Comissão de Agricultura e Reforma Agrária  CRA  Economia  Exportações  Fumo  Importações  Mato Grosso  Mato Grosso do Sul  PDT  Política  PP  PSL  Reforma Agrária  Regularização Fundiária  Rondônia  Senador Acir Gurgacz  Senador Luis Carlos Heinze  Senadora Soraya Thronicke 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo