CRA inovou ao aproximar o Senado dos agricultores, diz Acir Gurgacz — Rádio Senado

CRA inovou ao aproximar o Senado dos agricultores, diz Acir Gurgacz

LOC: O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA, SENADOR ACIR GURGACZ AFIRMOU QUE O COLEGIADO INOVOU AO APROXIMAR O SENADO DOS AGRICULTORES, TÉCNICOS, ESPECIALISTAS, CIENTISTAS E GESTORES DO GOVERNO. 

LOC: O SENADOR DO PDT DE RONDÔNIA FÊZ UM BALANÇO DAS ATIVIDADES DA COMISSÃO EM 2012. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES:  

TÉC: Acir Gurgacz disse que a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária se dedicou esse ano a avaliar e interpretar a situação do setor para apontar alternativas às suas necessidades mais urgentes. Para isso foram realizadas 46 audiências públicas. O colegiado também ouviu agricultores, técnicos, especialistas, cientistas e gestores do governo nos trinta e cinco seminários do ciclo de palestras, cujo objetivo foi analisar as principais cadeias produtivas do setor rural e a situação da regularização fundiária e da reforma agrária no País. As discussões, segundo ele, revelaram os problemas que dificultam o desenvolvimento da agricultura brasileira, principalmente da agricultura familiar. Para Gurgacz a grande inovação foi a aproximação do agricultor com os senadores e agentes do governo. 

(Gurgacz) O nosso grande intuito foi aproximar a comissão de agricultura da população brasileira. Trazer os agricultores para a comissão, levar a comissão mais próximo dos agricultores em todo nosso País. 

(REPÓRTER) A maior queixa dos agricultores durantes as audiências foi em relação à assistência técnica no campo, muito aquém das necessidades de quem lida diariamente com a terra, segundo o senador. 

(Gurgacz) A assistência técnica e a extensão rural deve ser aproximar das necessidades do produtor e não ser apenas um instrumento garantidor do crédito e da comercialização de insumos para a agricultura. 

(REPÓRTER) O senador também falou sobre importância de melhoria da infraestrutura do País.  

(Gurgacz) O Brasil tem a missão de ser o maior produtor alimentos do Planeta, mas para isso precisa melhorar a sua malha rodoviária, os portos marítimos e fluviais bem como as hidrovias e ferrovias. 

(REPÓRTER) Acir Gurgacz afirmou que as sugestões da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado estão servindo como referência para o governo e para as agências de fomento na definição da política agrária brasileira.
14/12/2012, 00h37 - ATUALIZADO EM 14/12/2012, 00h37
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00