CRA debate socorro para regiões atingidas pela enchente do Madeira — Rádio Senado

CRA debate socorro para regiões atingidas pela enchente do Madeira

LOC: A COMISSÃO DE AGRICULTURA DISCUTIU NESTA SEXTA-FEIRA MEDIDAS EMERGENCIAIS PARA ATENDER A REGIÃO NORTE DO PAÍS, PREJUDICADA PELA ALTA DO RIO MADEIRA. 

LOC: ENTRE AS AÇÕES QUE DEVEM SER TOMADAS ESTA A INSTALAÇÃO DE BUEIROS. OS DETALHES COM A REPÓRTER LUCYENNE LANDIM. 

(Repórter) A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária se reuniu com especialistas para propor ações imediatas para os municípios atingidos pela alta do Rio Madeira, que subiu mais de dezenove metros desde março. Aproximadamente vinte mil pessoas ficaram desabrigadas. Entre as intervenções que devem ser feitas estão a instalação e a manutenção de bueiros e a negociação de dívidas dos produtores da região. O senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, afirmou que outras ações ainda devem ser tomadas em conjunto com os governos Federal, Estadual e Municipal. 

(Acir Gurgacz) O Ministério da Integração é o coordenador disso tudo, a Defesa Civil do estado e da União estão bem concatenados para trabalhar em conjunto, e estão fazendo isso, e agora, é exatamente nessa planejamento de reconstrução que nós estamos fazendo as coisas acontecerem. Esse plano, esse planejamento, é de fundamental importância para que as coisas aconteçam no estado de Rondônia. 

(Repórter) O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes vai fazer um estudo do que precisa ser feito para recuperar a região. Mas essa avaliação também depende da baixa dos níveis de água e lama, como explica o coordenador do Dnit, Roberto Borges e Silva. 

(Roberto Borges Silvas) Nós estamos dependendo, efetivamente, da água sair do leito estradal pra que a gente possa já poder ir à campo e fazer o levantamento do que a gente precisa efetivamente. O que dá pra gente poder restaurar, voltar ao estado normal, e aquilo que muita parte a gente vai ter que reconstruir, que realmente foi levado por inteiro a rodovia. 

(Repórter) A lavoura, a pesca e a aquicultura também foram prejudicadas. O prefeito de Nova Mamoré, um dos municípios rondonienses atingidos pelas enchentes, listou parte desse prejuízo. 

(Laerte Queiroz) Cento e doze litros/dia de leite deixaram de ser entregues; quinze carretas de madeira deixaram de ser vendidas; trezentas cabeças de boi deixaram também de ser entregues no frigorífico por noventa dias. Então, os valores são enormes. 

(Repórter) Também participaram da reunião representantes da Defesa Civil do estado, da Superintendência de Integração de Rondônia em Brasília, e dos ministérios da Integração Nacional, do Desenvolvimento Agrário, da Agropecuária, e da Pesca e Aquicultura.
09/05/2014, 07h10 - ATUALIZADO EM 09/05/2014, 07h10
Duração de áudio: 02:20
Ao vivo
00:0000:00