CRA debate o processo de liberação de cargas em portos brasileiros — Rádio Senado
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CRA debate o processo de liberação de cargas em portos brasileiros

26/04/2017, 18h22 - ATUALIZADO EM 26/04/2017, 18h22
Duração de áudio: 01:52
Waldemir Barreto/Agência Senado

Transcrição
LOC: COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA DEBATE O PROCESSO DE LIBERAÇÃO DE CARGAS EM PORTOS BRASILEIROS. LOC: BOA PARTE DAS DISCUSSÕES FOI DEDICADA À DEMORA PARA LIBERAÇÃO DE CONTÊINERES COM PRODUTOS EXPORTADOS. DETALHES COM O REPÓRTER THIAGO MELO. TÉC: A burocracia no processo de liberação de cargas nos portos brasileiros foi o tema de maior discussão na audiência pública promovida pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária. O senador Wellington Fagundes, do PR de Mato Grosso, criticou a demora no processo comercial eme cargas em contêineres nos portos do Brasil. (W. Fagundes) No Brasil, os processos de liberação de cargas duram em média 6 dias para exportação e 15 dias para importação, isso implica em mais estoque de produtos em transito e maior custo de armazenagem. (Repórter) O debate foi realizado com base em recomendações feitas pelo Tribunal de Contas da União ao Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento e à Receita Federal, para tentar aprimorar o sistema de transportes de cargas e diminuir os custos. Hamilton Caputo, secretário de controle externo do TCU, observou que existe relação entre a ineficiência de liberação de cargas e o próprio custo de transporte. (H. Caputo). Esse trabalho teve foco principal nas operações de exportação e importação em procedimentos dessa natureza que tem impacto no custo do Brasil e no caso a gente tem mesmo uma situação que é grave, um elevado custo tanto para o exportador quanto para o importador. (Repórter) O representante da Associação Brasileira de Terminais de Contêineres de Uso Público, Marcelo D´Antona, destacou que é necessário maior investimento no setor portuário, já que os custos são altos e constantes. (M. D´Antona). Os terminais de contêineres têm de estar preparados para atender demandas de movimentos de contêineres cada vez maiores, e operar navios cada vez maiores ano a ano. E o custo social, custo ambiental, custo financeiro é sempre muito alto. (Repórter). Ainda participaram da audiência pública representantes do MAPA e da Receita Federal.

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