CRA debate desenvolvimento de pesquisas no setor da agropecuária — Rádio Senado
Comissões

CRA debate desenvolvimento de pesquisas no setor da agropecuária

Representantes de entidades ligadas a pesquisas científicas participaram de audiência pública nesta terça-feira (28) na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e destacaram a importância de investimentos para o setor. A senadora Ana Amélia (PP-RS), que propôs o debate, lembrou que a agricultura tem papel fundamental na economia do país. A pesquisa agropecuária foi a política pública escolhida pela CRA para análise em 2017.

28/11/2017, 17h05 - ATUALIZADO EM 28/11/2017, 19h04
Duração de áudio: 01:51
Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) realiza audiência interativa para debater impactos da pesquisa acadêmica no desenvolvimento do setor agropecuário.

Mesa:
assessor da Presidência da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Fernando Ribeiro;
representante da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (Sbpc), Gonçalo Amarante Guimarães Pereira;
presidente da CRA, senador Ivo Cassol (PP-RO);
diretor Executivo, no Exercício da Presidência, no Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (Cgee), Marcio de Miranda Santos;
diretor da Academia Brasileira de Ciências (Abc), Elibio Leopoldo Rech Filho



Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Transcrição
LOC: REPRESENTANTES DE ENTIDADES LIGADAS A PESQUISAS CIENTÍFICAS DESTACARAM A IMPORTÂNCIA DE INVESTIMENTOS PARA O SETOR AGROPECUÁRIO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO. LOC: O DEBATE OCORREU NA COMISSÃO DE AGRICULTURA, QUE ESCOLHEU A PESQUISA AGROPECUÁRIA COMO POLÍTICA PÚBLICA PARA ANÁLISE NESTE ANO. REPÓRTER GUSTAVO AZEVEDO. TÉC: A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, autora do requerimento da audiência pública, destacou a importância de haver cada vez mais aplicação de recursos para ciência, pesquisa e inovação na agricultura, já que o setor é uma dos mais importantes para a economia do país. (Ana Amélia) O Brasil hoje é segundo maior produtor mundial (...) Isso vale dizer segurança para o consumidor, garantia de renda para quem produz e sustentabilidade. (REP) Representante da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Gonçalo Amarante defendeu a implantação imediata de uma agricultura bioeconômica, que está relacionada ao uso de plantas para a produção de energia renovável, materiais e químicos. Segundo ele, a grande quantidade de emissão de gás carbônico tem tornado o sistema insustentável. (Gonçalo) Somos uma potencia científica, e essa potencia científica tem que comunicar com o setor produtivo. Precisamos de pesquisa de longo prazo, temos que simplificar os mecanismos de interação, priorizar os fundos advindos de empresas de energia para pesquisas em biocombustíveis. (REP) O diretor da Academia Brasileira de Ciências, Elíbio Filho, alertou para a falta de investimentos em ciência e tecnologia no país. (Ilíbio) Para intensificar a competitividade na agropecuária, nós precisamos de uma política pública hoje. O futuro só vai existir se nós começarmos a trabalhar hoje. Caso contrário, a previsão de futura inexiste. (REP) O representante da Financiadora de Estudos e Projetos, Fernando Ribeiro, lembrou que tudo que é investido em pesquisa pública gera de três a oito vezes de retorno para a sociedade. Já o diretor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, Márcio Miranda, recomendou a diversificação das formas de produção de alimentos e maior coordenação e integração do sistema com o setor público. Da Rádio Senado, Gustavo Azevedo.

Ao vivo
00:0000:00