CPMI ouve representantes de empresas de telefonia sobre fraudes em cadastros de clientes — Rádio Senado
CPMI das Fake News

CPMI ouve representantes de empresas de telefonia sobre fraudes em cadastros de clientes

Comissão Parlamentar Mista da Fake News recebe representantes de empresas de telefonia para debater as possibilidades de fraude do registro de novos contratos de aparelhos móveis pré-pagos. Denúncias apontam que essas irregularidades nos cadastros podem, inclusive, estar ligadas à disseminação de notícias falsas. As informações com a repórter Raquel Teixeira.

12/02/2020, 19h44 - ATUALIZADO EM 12/02/2020, 19h44
Duração de áudio: 02:12
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News, que investiga a divulgação de notícias falsas nas redes sociais e assédio virtual, realiza oitivas decorrentes dos requerimentos: nº 18, 19, 20, 21, 211 e 310/2019.

Mesa:
diretor da SINDITELEBRASIL, Alexandre Castro;
diretor da telefônica Vivo, Enylson Flávio Martinez;
vice-presidente da Claro, Fábio Andrade.

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: CPMI DAS FAKE NEWS OUVE REPRESENTANTES DE EMPRESAS DE TELEFONIA PARA DEBATER A FALTA DE CONTROLE NO REGISTRO DE NÚMEROS MÓVEIS PRÉ-PAGOS. LOC: SEGUNDO DENÚNCIAS, DOCUMENTOS FALSOS SÃO USADOS PARA FRAUDAR CADASTROS, RESPONSÁVEIS POR DISPARAR MENSAGENS EM MASSA POR MEIO DO WHATSAPP. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA. TÉC: Atualmente no Brasil, é bem fácil comprar um aparelho e ter uma conta de telefone móvel pré-pago, mas, esse registro pode gerar muitas possibilidades de fraude. Denúncias apontam o uso de documentos falsos ou até de pessoas já falecidas para o cadastro telefônico, e a utilização desses serviços de comunicação para o disparo em massa de mensagens por meio do Whatsapp. Para melhorar o controle desses procedimentos, existe um projeto de atualização cadastral de clientes com o cancelamento de linhas irregulares, como conta o representante da Anatel, Gustavo Santana. (GUSTAVO) Todas as empresas de telefonia móvel que tem cadastro pré-pago estão aderentes a esse plano de ação firmado com a Anatel, que basicamente tem duas dimensões, uma é olhar para o cadastro que já foi feito, identificar irregularidades e tentar sanar essas irregularidades e do outro lado é estancar a entrada de novos cadastros irregulares. Rep: Já Alexandre Castro, do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal, lembra das regras do marco civil da Internet. (ALEXANDRE) O conceito de neutralidade de rede aprovado pelo marco civil da internet estabelece claramente que o provedor de conexão e o provedor de acesso estão proibidos de bloquear, monitorar, filtrar ou analisar o conteúdo dos pacotes de dados. Então eu não sei o que está passando ali, se está passando conteúdo ilegal que estimule crime de ódio ou mesmo a Fake News. Rep: E o senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, trouxe alerta sobre matéria da Folha de São Paulo que indica integrantes do Congresso como disseminadores de notícias falsas. (HUMBERTO) A Folha de São Paulo publica hoje matéria dando conta de que integrantes dessa cpi são administradores de grupos de whatsapp especializados na divulgação de notícias falsas, que é algo completamente incompatível com o decoro parlamentar. Rep: Os representantes de empresas de telefonia participaram de reunião da CPMI das Fake News, que investiga notícias falsas e assédio virtual nas redes sociais. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira.

Ao vivo
00:0000:00