CPMI das Fake News

CPMI das Fake News ouve criador do blog Terça Livre

02:09CPMI das Fake News ouve criador do blog Terça Livre

Transcrição LOC: A CPI MISTA DAS FAKE NEWS VAI OUVIR NESTA SEMANA ESPECIALISTAS EM CHECAGEM DE FATOS E O CRIADOR DO BLOG TERÇA LIVRE. LOC: O JORNALISTA (ÁLLAN) DOS SANTOS VAI PRESTAR ESCLARECIMENTOS SOBRE A DIVULGAÇÃO DE NOTÍCIAS FALSAS EM SEU SITE DURANTE A CAMPANHA PRESIDENCIAL. A REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA (Repórter) A CPI Mista das Fake News ouve na terça-feira o jornalista Allan dos Santos, responsável pelo blog Terça Livre na condição de convocado, ou seja, ele é obrigado a comparecer. Ele vai prestar esclarecimentos sobre as acusações de que divulgaria notícias falsas em seu site, inclusive durante as eleições de 2018, atuando na campanha do Presidente Jair Bolsonaro. Na última reunião da comissão, Allan foi citado pelo deputado Alexandre Frota, do PSDB de São Paulo, como um dos chefes do que ele chama de milícia digital. (Alexandre Frota) Ele, até um tempo atrás, não tinha onde cair morto e hoje está numa mansão aqui, em Brasília, com carro alugado, um tal de um Corolla, alugado, um carro de luxo. Ele é, sem dúvida nenhuma, o maior incentivador das fake news. O cara que ataca, o cara que solta, e aí vêm as pessoas para publicar, os publicadores, os replicadores. (Repórter) Na quarta-feira, serão ouvidos especialistas no combate à desinformação, como os autores das plataformas de checagem e-farsas.com, Comprova, e boatos.org. Além de Frota, foram convidados para falar à CPI o deputado Delegado Waldir, do PSL de Goiás, ex-líder do Governo no Congresso, e Joice Hasselmann, do PSL de São Paulo, ex-líder do partido na Câmara, que denunciou o uso de perfis falsos por assessores da família Bolsonaro. O presidente da comissão, senador Ângelo Coronel, do PSD da Bahia, aguarda uma data para agendar o depoimento. (Ângelo Coronel) Eu queria aproveitar para fazer também aqui formalmente, ou informalmente, o convite à Deputada Joice para marcar o dia que ela deseja para colocarmos na agenda, já que foi aprovado o seu requerimento. (Repórter) Além dos nomes envolvidos com a crise no PSL, a CPI Mista também aprovou a convocação da deputada Gleisi Hoffmann, do PT do Paraná, presidente nacional do partido. E a senadora norte americana Elizabeth Warren, pré-candidata a presidente dos Estados Unidos pelo Partido Democrata.

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito das Fake News ouve especialistas em checagem de fatos, entre eles os autores dos portais e-farsas.com e boatos.org. Já o jornalista Allan dos Santos, do blog Terça Livre, vai prestar esclarecimentos sobre a divulgação de notícias falsas durante as eleições de 2018. Após a oitiva do deputado Alexandre Frota (PSDB-SP) na última quarta-feira (30), o presidente da CPI, senador Ângelo Coronel (PSD-BA) reforçou que quer agendar o depoimento da deputada Joice Hasselmann (PSL-SP). A reportagem é de Marcella Cunha.

TÓPICOS:
Bahia  Bolsonaro  Brasília  CPI  Eleições  Estados  Estados Unidos  Família  Goiás  Paraná  PSD  PSDB  PSL  PT  São Paulo  Senadora Gleisi Hoffmann 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo