CPIs da Petrobras têm reuniões marcadas para votação de requerimentos — Rádio Senado

CPIs da Petrobras têm reuniões marcadas para votação de requerimentos

LOC: AS DUAS CPIS DA PETROBRAS TÊM REUNIÕES MARCADAS PARA A VOTAÇÃO DE REQUERIMENTOS. 

LOC: A OPOSIÇÃO QUER RECONVOCAR A PRESIDENTE DA PETROBRAS E O EX-DIRETOR PAULO COSTA, QUE NEGOCIA UMA DELAÇÃO PREMIADA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: Os integrantes da CPI do Senado deverão aprovar a solicitação de documentos ao Tribunal de Contas da União e à Controladoria Geral da União sobre a compra da refinaria de Pasadena nos Estados Unidos e sobre segurança em plataformas. Os senadores também querem uma cópia das investigações realizadas pela CPI da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro a respeito do acidente da plataforma P-36, que afundou em março de 2001 na Bacia de Campos. Já na pauta da CPI Mista da Petrobras, estão 392 requerimentos de convocação, entre eles, da presidente da estatal, Graça Foster, de quebras de sigilos de pessoas e empresas ligadas ao doleiro Alberto Youssef. O líder do Democratas, senador José Agripino Maia, do Rio Grande do Norte, defende o depoimento do ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, somente após a delação premiada que ele negocia com a Justiça do Paraná. 

(Agripino) Antes de qualquer coisa essa delação premiada anunciada precisa ser conhecida para em função do que ele venha dizer as indagações possam ser feitas. Do contrário, você pode estar perdendo o tempo em função de perguntas que possam ser feitas e respostas que possam ser sonegadas.

REP: O presidente da CPI, senador Vital do Rêgo, do PMDB da Paraíba, também concorda que a vinda do ex-diretor deverá ocorrer após a delação premiada. 

(Vital) Se ele está negociando com a Justiça a delação premiada, nós vamos aguardar o encaminhamento da Justiça. Nesse caso, muda a delação premiada, em obstante, ele poder ter informações a dar ao Poder Legislativo, que é também é uma instância de investigação. 

REP: A CPI Mista decidirá se vai investigar a denúncia de que a presidente da Petrobras teria transferido os imóveis para familiares a fim de escapar do pedido do bloqueio de bens pedido pelo Tribunal de Contas para o ressarcimento pelos prejuízos pela compra da refinaria de Pasadena.
01/09/2014, 01h38 - ATUALIZADO EM 01/09/2014, 01h38
Duração de áudio: 01:57
Ao vivo
00:0000:00