CPI vai ouvir na terça o ex-presidente da Petrobras — Rádio Senado

CPI vai ouvir na terça o ex-presidente da Petrobras

LOC: A CPI DA PETROBRAS VAI OUVIR NA TERÇA-FEIRA O EX-PRESIDENTE DA ESTATAL, SÉRGIO GABRIELLI.  

LOC: A O PRESIDENTE DA COMISSÃO REBATE CRÍTICAS DE CPI CHAPA-BRANCA PELO FATO DE O GOVERNO TER A MAIORIA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: O relator da CPI da Petrobras, senador José Pimentel do PT do Ceará, decidiu convocar mais de 30 pessoas para esclarecer a compra da refinaria de Pasadena nos Estados Unidos, e denúncias de pagamento de propina a funcionários da estatal por uma empresa holandesa, de superfaturamento na construção de refinarias e de falta de segurança em plataformas. O primeiro a comparecer à CPI será o ex-presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, na terça-feira. Na quinta, será a vez do ex-diretor da Área Internacional da Petrobras, Nestor Cerveró, que assinou o documento recomendando a compra de Pasadena. No dia 27, a comissão vai ouvir a presidente da Petrobras, Graça Foster, que já esteve no Senado para comentar as denúncias. O presidente da CPI, senador Vital do Rêgo, do PMDB da Paraíba, acusou o PSDB e o DEM de defenderem a CPI Mista, onde também serão a minoria, por motivação eleitoral. 

(Vital) Como qualifico de chapa branca uma CPI que foi proposta pela oposição, que ela não vai. Porque ela simplesmente e politicamente decide apostar na CPI Mista. Mas os parâmetros serão os mesmos. Agora o ambiente talvez na CPI Mista diferente. 

REPÓRTER: O senador Cyro Miranda do PSDB de Goiás confirmou que não vai atuar na CPI exclusiva do Senado por acreditar que a oposição terá mais espaço na CPI Mista. 

(Cyro) Eu estou isolado. Já sabia desde o começo. Se viéssemos com mais dois da oposição, seriamos 10 contra 3. Então, isso daqui será uma ação entre amigos. Eles não querem esclarecer nada. Eles estão dando um engodo dizendo para a opinião pública que vão investigar. Mas vai ser uma conversa entre amigos para tomar cafezinho. 

REPÓRTER: O prazo para a indicação dos integrantes da CPI Mista da Petrobras, com a participação dos deputados, termina no dia 27. Os trabalhos da Comissão deverão ter início em junho.
16/05/2014, 01h25 - ATUALIZADO EM 16/05/2014, 01h25
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00