CPI quer explicações sobre cobrança de altas taxas de juros dos cartões de crédito — Rádio Senado
Investigação

CPI quer explicações sobre cobrança de altas taxas de juros dos cartões de crédito

Empresas emissoras e credenciadoras de cartões de crédito devem dar explicações sobre as cobranças de altas taxas de juros. A CPI dos Cartões de Crédito também deve ouvir representantes de lojistas, consumidores finais e da regulação de mercado. De acordo com o relator, senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE), a ideia é entender como ocorre a formação desses preços, o impacto que têm sobre o usuário de cartão de crédito e o que pode ser feito para a redução dessas taxas. Mais detalhes no áudio da repórter Marciana Alves, da Rádio Senado.

25/04/2018, 18h34 - ATUALIZADO EM 25/04/2018, 18h34
Duração de áudio: 01:44
CPI dos Cartões de Crédito (CPICC) realiza reunião deliberativa para apreciação do plano de trabalho e de requerimentos. 

Mesa: 
presidente da CPICC, senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO); 
relator da CPICC, senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE).

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: A CPI DOS CARTÕES DE CRÉDITO VAI CONVOCAR EMPRESAS DO SETOR PARA OUVIR EXPLICAÇÕES SOBRE OS JUROS COBRADOS DOS CONSUMIDORES. LOC: AS AUDIÊNCIAS FAZEM PARTE DO PLANO DE TRABALHO DA COMISSÃO, QUE TAMBÉM DEVE OUVIR REPRESENTANTES DOS CONSUMIDORES E LOJISTAS QUE USAM CARTÕES DE CRÉDITO. REPÓRTER MARCIANA ALVES. (Repórter) Presidente da comissão, o senador Ataídes Oliveira, do PSDB de Tocantins, questionou as altas taxas de juros. Segundo ele, a falta de concorrência no mercado estimula a prática de cartel. (Ataídes Oliveira) Só o visa e o mastercad representaram noventa por cento de todo esse movimento. Se isso não é um cartel, quem sabe seja o grande problema dessa alta taxa de juros que eu chamo de usura dos nossos milhões de brasileiros (Repórter) O relator da CPI, senador Fernando Bezerra Coelho, do PMDB de Pernambuco, disse que a comissão precisa ouvir representantes de consumidores finais e lojistas para conhecer os benefícios da compra e venda no cartão de crédito, assim como as emissoras e credenciadoras, para entender melhor como ocorre a formação desses preços e o que pode ser feito para que haja redução deles. (Fernando Bezerra Coelho) Julgo que devemos avaliar outras medidas por meio da legislação ou regulação que torne o mercado mais eficiente, que possa punir as distorções e que possa ensejar a oferta de crédito ao menor custo. (Repórter) De acordo com o plano de trabalho apresentado por Fernando Bezerra Coelho, a comissão também deve ouvir os reguladores do mercado, como representantes do Conselho Administrativo de Defesa do Consumidor, do Banco Central e do Ministério da Fazenda. A primeira audiência pública da comissão deve ocorrer em 9 de maio, e a apresentação do relatório final está prevista para 27 de junho.

Ao vivo
00:0000:00