CPI pode ir à França ouvir ex-funcionário que vazou dados de correntistas — Rádio Senado

CPI pode ir à França ouvir ex-funcionário que vazou dados de correntistas

LOC: A CPI DO HSBC PODE IR À FRANÇA OUVIR O EX-FUNCIONÁRIO DO BANCO QUE VAZOU DADOS DE CORRENTISTAS, ENTRE ELES, MAIS DE 8 MIL E SETECENTOS BRASILEIROS.

LOC: A COMISSÃO TAMBÉM QUER APROVEITAR A DILIGÊNCIA PARA SE REUNIR COM AUTORIDADES FRANCESAS E COM JORNALISTAS QUE DIVULGARAM INFORMAÇÕES SOBRE O CASO. A REPÓRTER PAULA GROBA TEM MAIS INFORMAÇÕES.  

TÉC: A Receita Federal já recebeu das autoridades francesas os dados de 8 mil 732 correntistas brasileiros que movimentaram contas na filial do banco HSBC na Suíça. Segundo nota, a Receita vai analisar se houve crimes de evasão fiscal por conta da falta de declaração dos valores depositados no exterior. Apesar de o fisco já ter acesso aos dados oficiais, o vice-presidente da CPI do HSBC que investiga o caso, senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, explicou que estas informações não podem ser compartilhadas com a comissão. 

(RANDOLFE) Esse material que a Receita Federal recebeu por determinação das autoridades francesas ele não poderá ser compartilhado com a CPI porque ele vem ao Brasil para um fim especial. Vem ao Brasil para fins tributários. 

(REP) Para ter acesso aos dados, a comissão pretende fazer uma diligência em Paris. De acordo com Randolfe Rodrigues, os senadores também pretendem ouvir o ex-funcionário do banco que vazou as informações, Hervé Falciani. 

(RANDOLFE) Nós achamos que era mais seguro para nós e para a França que está sob a guarda desse senhor que nós nos deslocarmos até Paris para ouvir o depoimento dele. Eu tenho uma ótima expectativa sobre o depoimento dele e sobre o que nós podemos ter do depoimento dele. 

(REP) O requerimento pedindo a diligência para ouvir o ex-funcionário, além de uma audiência com autoridades francesas, deve ser votado na próxima reunião da CPI, na quinta-feira às 9 horas. Entre os requerimentos a serem analisados pelos senadores estão ainda pedidos de quebra de sigilo fiscal de alguns correntistas brasileiros já divulgados pela imprensa.
26/05/2015, 07h56 - ATUALIZADO EM 26/05/2015, 07h56
Duração de áudio: 01:40
Ao vivo
00:0000:00