Hélio José pede a criação de CPI para investigar o setor elétrico — Rádio Senado
Audiência pública

Hélio José pede a criação de CPI para investigar o setor elétrico

A Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado (CI) realizou audiência pública, nesta terça-feira (20), para discutir a privatização da Eletrobrás e as parcerias na área de petróleo e gás. Durante a audiência, o senador Hélio José (Pros-DF) anunciou que pediu a instalação de uma CPI para investigar o setor elétrico. Para o representante da secretaria geral da Presidência da República, Tarcísio de Freitas, os recursos da venda da Eletrobrás são essenciais para o desenvolvimento econômico do país. Já o senador Jorge Viana (PT-AC) sustenta que o Brasil não pode vender empresas estratégicas para a soberania nacional.

20/02/2018, 15h35 - ATUALIZADO EM 20/02/2018, 17h31
Duração de áudio: 02:33
Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) realiza audiência pública para avaliar plano de privatizações do governo.

Mesa:
secretário de petróleo, gás natural e biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, Marcio Felix Carvalho Bezerra;
secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Paulo Pedrosa;
presidente em exercício da CI, senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE);
secretário de coordenação de projetos da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Secretaria Geral da Presidência da República, Tarcísio Gomes de Freitas;
secretário de fomentos e parcerias do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Dino Antunes Dias Batista.

Foto: Pedro França/Agência Senado
Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: UMA CPI PARA INVESTIGAR O SISTEMA ELÉTRICO PODERÁ SER CRIADA, POR INICIATIVA DO SENADOR HÉLIO JOSÉ. LOC: O ANÚNCIO FOI FEITO DURANTE AUDIÊNCIA NA COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA QUE DISCUTIU A PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRÁS E AS PARCERIAS NA ÁREA DE PETRÓLEO E GÁS. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES: (Repórter) O anúncio da criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar o Sistema Elétrico do Brasil foi feito pelo senador Hélio José, do Pros do Distrito Federal, durante audiência pública na Comissão de Infraestrutura. Com a decisão do governo de privatizar a Eletrobrás e fazer parcerias com o setor privado na área de petróleo e gás natural, já foram feitos 70 leilões e, em 2018, estão previstos mais 75, informou Tarcísio de Freitas, representante da Presidência da República. Ele defendeu esses investimentos para o desenvolvimento econômico do País. (Tarcísio de Freitas) “Então, além do investimento, além da geração de empregos, da geração de impostos, há melhoria dos serviços que estão sendo prestados aos usuários”. (Repórter) Da mesma opinião, o representante do Ministério de Minas e Energia, Paulo Pedrosa, ressaltou que o modelo de privatizações adotado pelo governo vai modernizar o sistema elétrico. (Paulo Pedrosa) “Vai melhorar sua governança, ela será uma empresa competitiva no mercado, ganham os consumidores, todas as empresas do Brasil serão forçadas a serem um pouco mais eficientes em função disso. A questão da Eletrobrás e das distribuidoras da Eletrobrás, portanto, não é um movimento isolado. É um movimento que faz parte desse conjunto de ações”. (Repórter) Mas para o diretor do Sindicato dos Urbanitários no Distrito Federal, Icaro Barreto, não haverá a eficiência anunciada. Ele apoia a CPI do sistema elétrico. ( Icaro Barreto) “É importante a iniciativa do senador Hélio José e de outros senadores que subscreveram essa CPI. Porque é nesse aspecto que nós temos que tratar: como uma investigação de um escândalo que está sendo cometido”. (Repórter) Nelson Hubner, representante da Companhia Energética de Minas Gerais e ex-diretor da Agência Nacional de energia Elétrica, sugeriu que a Aneel seja consultada sobre o impacto da privatização da Eletrobrás sobre o valor das tarifas de energia. Segundo ele haverá aumento de 8% nas tarifas. Contrário à venda de empresas estatais, o senador Jorge Viana, do PT do Acre, pediu mais discussão do assunto. (Jorge Viana) “Eu não posso pegar, no pior momento da vida nacional, e vender o pouco patrimônio que o Brasil tem. E, principalmente, falando de um patrimônio estratégico. Eu toparia vender se a maior potência econômica do mundo fizesse isso. 75% da geração hídrica é estatal nos Estados Unidos”. (Repórter) A Comissão de Infraestrutura vai promover outra audiência para discutir o impacto das privatizações na infraestrutura do País.

Ao vivo
00:0000:00