CPI mista deve ouvir dois diretores da Petrobras — Rádio Senado

CPI mista deve ouvir dois diretores da Petrobras

LOC: A CPI MISTA DA PETROBRAS DEVE OUVIR NESTA QUARTA-FEIRA DOIS DIRETORES DA ESTATAL. 

LOC: A OPOSIÇÃO TENTARÁ APROVAR A CONVOCAÇÃO DE CONTADORA DE DOLEIRO PRESO PELA POLÍCIA FEDERAL. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: Para a reunião desta quarta-feira estão previstos os depoimentos do gerente jurídico internacional da Petrobras, Carlos Cesar de Andrade, que orientou a estatal a continuar com a ação judicial contra a então sócia, Astra Oil, na compra da refinaria de Pasadena nos Estados Unidos, e do diretor de Segurança Empresarial, Pedro Arruda, que vai responder a perguntas sobre a denúncia de pagamento de propina a servidores da Petrobras pela empresa holandesa SBM Offshore, construtora de plataformas. Apesar de considerar importantes os depoimentos, o presidente da CPI Mista da Petrobras, senador Vital do Rêgo, do PMDB da Paraíba, admite dificuldade de quórum devido ao período eleitoral, a exemplo do que ocorreu na semana passada. (Vital) O que está acontecendo e o que acontece no Plenário todo é que só funcionam no Senado as CPIs. Então, os parlamentares estão todos em atividade eleitoral. E quando não têm um motivo muito maior do que a sua presença nos estados, nós, lamentavelmente, não temos quórum. 

REPÓRTER: A oposição vai tentar votar o requerimento de convocação da contadora Meire Poza que revelou que o doleiro Alberto Youssef intermediava contratos de fachada entre empresas prestadoras de serviço e a Petrobras. O líder do Democratas, senador José Agripino Maia do Rio Grande do Norte, quer saber das ligações do doleiro com o ex-diretor da Petrobras, Paulo Costa. 

(Agripino) Os deputados integrantes da Comissão já anunciaram que vão apresentar um requerimento de convocação para que a Meire venha à CPI prestar seu testemunho. Esse é assunto já pacificado. 

REPÓRTER: A falta de quórum já adiou alguns depoimentos na CPI Mista, entre eles, o do ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró, que já prestou esclarecimentos à CPI do Senado.
20/08/2014, 12h20 - ATUALIZADO EM 20/08/2014, 12h20
Duração de áudio: 01:53
Ao vivo
00:0000:00