CPI Mista das Fake News funcionará até abril de 2020 — Rádio Senado
Fake News

CPI Mista das Fake News funcionará até abril de 2020

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), anunciou para abril de 2020 o prazo final da CPMI das Fake News. A comissão que investiga notícias falsas divulgadas na internet pretende descobrir quem está por trás disso e punir os responsáveis, como apontou o senador Angelo Coronel (PSD-BA). Mais informações com Lívia Torres, da Rádio Senado.

08/11/2019, 17h36 - ATUALIZADO EM 11/11/2019, 14h33
Duração de áudio: 01:30
Comissão Parlamentar Mista de Inquérito - Fake News (CPMI Fake News) realiza coleta de depoimento decorrente do requerimento nº 96/2019.

Em pronunciamento, à mesa, depoente, deputado Alexandre Frota (PSDB-SP), exibe fotos e reportagens.

Mesa:
relatora da CPMI Fake News, deputada Lídice da Mata (PSB-BA);
presidente da CPMI Fake News, senador Angelo Coronel (PSD-BA);
depoente, deputado Alexandre Frota (PSDB-SP);
advogado do depoente, Rogério Lopes.

Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUÉRITO, A CPMI, PARA INVESTIGAR FAKE NEWS FUNCIONARÁ ATÉ ABRIL DE 2020 LOC: O PRESIDENTE DO SENADO, DAVI ALCOLUMBRE , ACATOU PEDIDO DO PRESIDENTE DO COMISSÃO, SENADOR ANGELO CORONEL. A REPORTAGEM É DE LÍVIA TORRES: TÉC (1108D01 – T: 1’27”) A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito das Fake News foi criada para investigar notícias falsas espalhadas na internet. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, do Democratas do Amapá, aprovou a solicitação do presidente da CPMI, senador Angelo Coronel, do PSD da Bahia, para que a CPI não fosse extinta ao final da sessão legislativa, mas cumprisse o prazo de 180 dias, sem contar o recesso parlamentar. Davi Alcolumbre defendeu a extensão do prazo para que a finalidade da CPI seja alcançada:(Sonora Davi) “Em tais situações, entendo que às CPIs, apesar de serem Comissões temporárias, não se aplicam os prazos do art. 76 do Regimento Interno, sob pena de se impedir que esse importante instrumento da Minoria parlamentar atinja suas finalidades constitucionais” (Rep) O senador Angelo Coronel falou sobre o objetivo da CPMI de identificar e punir os responsáveis por promover calúnias no ambiente virtual: (Sonora Angelo) “O sentido da CPMI é chegarmos a descobrirmos quem são esses criminosos digitais, ou quem está patrocinando essa quadrilha digital, que utilizam-se de perfis falsos para depreciar as pessoas. Essa vai ser nossa luta árdua até o final de abril para que a gente chegue e puna esses transgressores da lei” (Rep) A comissão que teve início em outubro deste ano, trabalhará até abril de 2020. Sob supervisão de Rodrigo Resende, da Rádio Senado. Lívia Torres.

Ao vivo
00:0000:00