CPI mista da Petrobras será instalada nesta quarta-feira — Rádio Senado

CPI mista da Petrobras será instalada nesta quarta-feira

LOC: COM A INDICAÇÃO DE TODOS OS NOMES DOS INTEGRANTES, A CPI MISTA DA PETROBRAS SERÁ INSTALADA NESTA QUARTA-FEIRA. 

LOC: A OPOSIÇÃO, NO ENTANTO, TEME UM BOICOTE DA BASE ALIADA, QUE INSISTE NA CPI EXCLUSIVA DO SENADO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

(Repórter) Apesar de a sessão do Congresso Nacional ter sido cancelada na noite dessa terça-feira, o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, confirmou para esta quarta-feira a instalação da CPI Mista da Petrobras com a participação de deputados e senadores. As bancadas do PT e do PMDB deixaram as indicações para o último minuto. Na semana passada, Renan avisou que faria as nomeações nos casos em que os partidos não designassem os seus correligionários. Segundo Renan, com a publicação dos nomes, a CPI Mista da Petrobras pode se reunir nesta quarta-feira. 

(Renan Calheiros) A partir daí, o mais idoso convoca a reunião, elege o presidente, indica o relator e designa o plano de trabalho. A partir daí, é apostar que a investigação seja profunda e na medida da expectativa da sociedade brasileira. 

(Repórter) O líder do Democratas, senador José Agripino Maia, do Rio Grande do Norte, alertou que a oposição está atenta a eventuais manobras da base aliada para adiar o início das investigações pela CPI Mista. 

(José Agripino) Indicação feita não significa dizer presença na primeira reunião. Então vamos ficar muito atentos não só às indicações, mas à presença na primeira reunião. Se, por ventura, não comparecerem membros suficientes para dar quórum para a eleição do presidente, haverá cobrança por todos os partidos.  

(Repórter) O líder do PT, senador Humberto Costa, de Pernambuco, voltou a defender os trabalhos da CPI do Senado, que já está funcionando. 

(Humberto Costa) Nós vamos participar de todas as CPIs que forem criadas. No entanto, achamos que o trabalho que já está sendo feito pela CPI do Senado atende àquela preocupação de todos os que assinaram a CPI. 

(Repórter) A CPI Mista da Petrobras terá 32 integrantes: 16 senadores e 16 deputados. A base aliada terá a maioria das vagas. 
27/05/2014, 10h01 - ATUALIZADO EM 27/05/2014, 10h01
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00