CPI dos Cartões de Crédito discute taxas de juros com representantes do setor varejista e lojista — Rádio Senado
Comissões

CPI dos Cartões de Crédito discute taxas de juros com representantes do setor varejista e lojista

Dando continuidade as discussões sobre as altas taxas de juros cobradas pelas financiadoras de cartões de crédito, a CPI dos Cartões de Crédito, realizou nesta quarta-feira (23), audiência pública interativa. A reunião contou a presença de representante dos comércios varejistas e de lojistas que destacaram a importância da diminuição dessas taxas para a economia brasileira.

23/05/2018, 20h04 - ATUALIZADO EM 24/05/2018, 11h08
Duração de áudio: 01:31
CPI dos Cartões de Crédito (CPICC) realiza audiência pública interativa com audiência com representantes do Instituto do Desenvolvimento do Varejo (IDV), e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

Mesa:
relações Institucionais e Governamentais da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e do SPC Brasil, Bianca Paula Robles;
presidente da CPICC, senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO); 
vice-presidente da CPICC, senador Dário Berger (PMDB-SC);
conselheiro do Instituto do Desenvolvimento do Varejo (IDV) e Diretor de Expansão e Novos Negócios-Saint-Gobain Distribuição Brasil, Jorge Gonçalves Filho.

Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Transcrição
LOC: A CPI DOS CARTÕES DE CRÉDITO DISCUTIU NESTA QUARTA-FEIRA, COM REPRESENTANTES DO SETOR VAREJISTA, AS ALTAS TAXAS DE JUROS COBRADAS DOS CONSUMIDORES. LOC: DURANTE A AUDIÊNCIA PÚBLICA, O SENADOR ATAÍDES OLIVEIRA, DO PSDB DO TOCANTINS, AFIRMOU QUE OS JUROS DOS CARTÕES É UM DOS CULPADOS PELA CRISE ECONÔMICA DO PAÍS. REPÓRTER LAÍSA LOPES. TÉC: O relator da CPI, senador Fernando Bezerra Coelho, do MDB de Pernambuco, criticou a forma com que os pagamentos a lojistas e varejistas são realizados. Para ele, as compras com recebimento à vista deveriam ter desconto, e o parcelamento deveria ser feito com juros menores. Para o representante do Instituto do Desenvolvimento do Varejo, Jorge Gonçalves Filho, a diminuição dos juros não só beneficiaria o consumidor, mas também o mercado varejista. Porém, as elevadas taxas cobradas pelas financiadoras de cartões de crédito faz com que tais medidas sejam adotadas por questões de competitividade entre comércios. (Jorge Gonçalves Filho) O varejo precisa desses meios de pagamento em custo menor, porque ele já põe o dinheiro, já financia o seu cliente “n” vezes sem juros, porque o mercado é muito competitivo. Se você não faz, o vizinho faz. (Repórter) O presidente da CPI, senador Ataídes Oliveira, do PSDB de Tocantins, qualifica as altas taxas de juros como um dos culpados pela recessão econômica do país. (Ataídes Oliveira) Com um dinheiro caro como este, não há consumo. Se não há consumo, há uma recessão. Se há uma recessão, não há emprego, porque a indústria não produz. E se a indústria não produz e não dá emprego, não gera emprego, não há distribuição de renda no país. (Repórter) De acordo com dados do Banco Central, a taxa média de juros para pessoa física na modalidade cartão de crédito chegou a pouco mais de 300% ao ano. Em sua próxima audiência pública, a CPI dos cartões de crédito vai ouvir representantes dos bancos. Da Rádio Senado, Laísa Lopes.

Ao vivo
00:0000:00