CPI do Metrô deve se reunir na terça para escolher presidente e relator — Rádio Senado

CPI do Metrô deve se reunir na terça para escolher presidente e relator

LOC: NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA, 2 DE SETEMBRO, A COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUÉRITO DO METRÔ VAI SE REUNIR PARA ESCOLHA DO PRESIDENTE, VICE-PRESIDENTE E RELATOR. 

LOC: A CPI MISTA FOI PROPOSTA PELA BASE DE APOIO AO GOVERNO PARA APURAR DENÚNCIAS DE FORMAÇÃO DE CARTEL, CORRUPÇÃO DE AUTORIDADES E OUTRAS IRREGULARIDADES NOS CONTRATOS DO ESTADO DE SÃO PAULO E DO DISTRITO FEDERAL. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TÉC: A primeira reunião da CPMI, no início de agosto, foi adiada para setembro por causa de um impasse político. Por ser o maior partido, caberá ao PMDB indicar o presidente da CPMI e ao PT, segunda maior bancada, escolher o relator. A primeira reunião, como manda o regimento, foi aberta pelo integrante mais idoso da comissão, o senador Eduardo Suplicy, do PT de São Paulo, para comandar a eleição do presidente e vice-presidente. O escolhido pelo PMDB para presidir a CPMI foi o senador João Alberto Souza, do Maranhão, mas ele não estava. A oposição defendeu que fosse eleito outro nome, mas a reunião foi adiada. O pedido para a criação da comissão de inquérito foi apresentado em maio pelo senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, líder do PT. Na ocasião, ele alegou que o Congresso Nacional deve apurar as denúncias de cartel e de desvio de recursos públicos, já que envolve verbas da União. E negou que disputas políticas tenham motivado o pedido de abertura de mais uma comissão de inquérito. 

(Humberto Costa) Tentamos fazer essa investigação na própria CPI da Petrobras. O Supremo não aceitou que a CPI fosse ampla. Então, vamos fazer a investigação porque é necessário que ela seja feita. 

(Repórter) O senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, destacou que o PSDB não tem receios da CPI do Metro por investigar os contratos do governo de São Paulo, comandado pelo partido. 

(Flexa Ribeiro) O PSDB tem todo o interesse que a CPI seja instalada, até porque não tememos que seja levantado qualquer assunto sobre as obras do Estado de São Paulo. 

(Repórter) A CPI Mista do Metro terá 14 senadores e 14 deputados e funcionará pelo prazo de 4 meses.
28/08/2014, 03h03 - ATUALIZADO EM 28/08/2014, 03h03
Duração de áudio: 01:42
Ao vivo
00:0000:00