CPI do HSBC começa a funcionar no Senado — Rádio Senado

CPI do HSBC começa a funcionar no Senado

LOC: CPI DO SENADO CRIADA PARA INVESTIGAR SUPOSTAS IRREGULARIDADES EM CONTAS DE BRASILEIROS NA FILIAL SUÍÇA DO HSBC FOI INSTALADA NESTA TERÇA-FEIRA.  

LOC: O SENADOR PAULO ROCHA, DO PT DO PARÁ, QUE VAI PRESIDIR A COMISSÃO, GARANTIU ISENÇÃO DOS TRABALHOS. REPÓRTER PAULA GROBA: 

TÉC: A CPI quer ouvir primeiro as autoridades brasileiras que já iniciaram as investigações sobre o caso das 8 mil 667 contas movimentadas entre os anos de 2006 e 2007 na filial do HSBC da Suíça. De acordo com levantamentos preliminares, mais de 7 bilhões de reais foram depositados durante esses dois anos em contas de brasileiros. Segundo o senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, escolhido vice-presidente da CPI, o Brasil é o quarto maior país com número de correntistas no HSBC da Suíça e o nono com o maior montante em contas no banco. Os números chamam atenção, mas segundo Randolfe, é preciso averiguar o que é ilegal. 

(RANDOLFE) As informações que temos são esparsas e, por isso, aqui cabe à CPI separar o que é joio e o que é trigo nessa história. Não é crime ter conta no exterior, mas passa a ser crime se essas contas não foram declaradas às autoridades brasileiras. 

(Repórter) O senador protocolou os sete primeiros requerimentos da comissão. Entre eles, pedidos de informações à Receita Federal, audiências públicas com integrantes da Receita e do Coaf – o Conselho de Controle das Atividades financeiras -, a convocação do presidente do HSBC no Brasil, André Guilherme Brandão, e uma diligência à França. Ao ser eleito por aclamação, o presidente da CPI, senador Paulo Rocha, do PT do Pará, afirmou que a comissão vai trabalhar com responsabilidade. 

(PAULO ROCHA) Eu vou presidir esta comissão com equilíbrio e com a responsabilidade que cabe a nós processar uma investigação de tamanha repercussão. Digo isso principalmente pela tentação que um tipo de investigação dessa faz sobre a questão de transformar isso aqui num ambiente espetacular.  

(Repórter) O relator, senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, afirmou que o plano de trabalho será aprovado na próxima reunião. 

(FERRAÇO) Nós vamos desenvolver nosso trabalho aqui em perfeita harmonia com a Procuradoria-Geral da República, com o Coaf, com o Ministério Público, com a Polícia Federal, com os órgãos de controle do estado que estarão nos ajudando a identificar todos esses indícios que envolvem o HSBC. 

(Repórter) A próxima reunião da CPI está marcada para esta quinta-feira, às 8 e meia da manhã.
24/03/2015, 01h31 - ATUALIZADO EM 24/03/2015, 01h31
Duração de áudio: 02:29
Ao vivo
00:0000:00