CPI deverá ouvir dono da construtora Delta no final de agosto — Rádio Senado

CPI deverá ouvir dono da construtora Delta no final de agosto

LOC: A CPI MISTA DO CACHOEIRA DEVERÁ OUVIR O DEPOIMENTO DO DONO DA CONSTRUTORA DELTA NO FINAL DE AGOSTO.  

LOC: NA REUNIÃO ADMINISTRATIVA DESTA TERÇA-FEIRA, TAMBÉM FORAM APROVADAS A QUEBRA DE SIGILOS DA ATUAL MULHER DE CARLINHOS CACHOEIRA E A RECONVOCAÇÃO DO CONTRAVENTOR. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(REPÓRTER): Senadores e deputados da CPI Mista do Cachoeira aprovaram mais de 20 requerimentos de convocação de pessoas ligadas ao esquema de corrupção do contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira: 35 de quebra de sigilos bancário, fiscal e telefônico e de mais de 40 de pedidos de informação, como cópias dos contratos da construtora Delta Centro-Oeste. O presidente da CPI, senador Vital do Rêgo, do PMDB da Paraíba, confirmou para a última semana de agosto o depoimento do dono da empresa Delta, Fernando Cavendish. O senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, favorável à vinda do empresário, defendeu, no entanto, que o empreiteiro só seja ouvido pela Comissão depois dos depoimentos do ex-diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura, Luiz Pagot; dos ex-sócios de Cavendish, José Quintela e Romeno Machado; e do contador Francisco de Assis, responsável pela abertura de todas as empresas fantasmas usadas no esquema de Cachoeira. 

(Randolfe) Tem que marcar também o Sr. Luiz Pagot. Tem que marcar também o Sr. Francisco de Assis Tem que convocar também os sócios do Sr. Cavendish que romperam com ele. Precisamos antes mesmo de ouvir o Sr. Cavendish ouvir esses quatro depoimentos. 

REPÓRTER: O senador Vital do Rêgo explicou que, apesar de a CPI ter aprovado novamente a convocação de Cachoeira, o contraventor deverá ser o último a ser ouvido. 

(Vital do Rego) Deixamos a convocação do Cachoeira apenas como ato legal. Não há nenhuma iniciativa da presidência nenhum movimento de reconvocação. Apenas foi um resguardo legal para eventualmente assim procedermos. 

REP: Outro requerimento aprovado prevê a quebra dos sigilos da atual mulher de Cachoeira. Segundo o relator, deputado Odair Cunha, do PT de Minas Gerais, Andressa Mendonça é braço direito do contraventor. 

(Odair Cunha) Está claro que a SRA Andressa manteve relações não só pessoais com o Sr. Cachoeira, mas vínculos econômicos também. Essa quebra de sigilo bancário e fiscal tem esse sentido de verificar os vínculos econômicos da Sra. Andresa com a organização. 

REP: A CPI também aprovou a vinda dos procuradores da República, Léa Batista e Daniel Salgado, responsável pelas investigações. A Comissão rejeitou o pedido para a criação de subrelatorias.
14/08/2012, 01h55 - ATUALIZADO EM 14/08/2012, 01h55
Duração de áudio: 02:25
Ao vivo
00:0000:00