CPI da Previdência vai ouvir representantes dos bancos que mais devem à Previdência Social — Rádio Senado
Comissões

CPI da Previdência vai ouvir representantes dos bancos que mais devem à Previdência Social

14/06/2017, 15h58 - ATUALIZADO EM 14/06/2017, 15h58
Duração de áudio: 01:57
CPI da Previdência (CPIPREV) realiza  audiência interativa com a participação de representantes de entidades de trabalhadores.

Mesa:
representante da Federação de Sindicatos das Universidades Brasileiras (Fasubra), Mozarte Simões;
diretor para assuntos parlamentares e relações institucionais da Fenafisco, Pedro Lopes de Araújo Neto;
senador Lasier Martins
senador Paim;
representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria (CNTI) e representante da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), Vilson Antonio Romero;
presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (Contratuh), Moacyr Roberto Tesch Auersvald;
diretor de assuntos legislativos da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), Mário Jorge dos Santos Filho.

Foto:  Waldemir Barreto/Agência Senado
Waldemir Barreto

Transcrição
LOC: A CPI DA PREVIDÊNCIA OUVE, NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA, DIA 19, REPRESENTANTES DOS CINCOS BANCOS QUE MAIS DEVEM À PREVIDÊNCIA SOCIAL. LOC: JUNTOS, BRADESCO, ITAÚ, SANTANDER, CAIXA E BANCO DO BRASIL DEVEM MAIS DE UM BILHÃO E TREZENTOS MILHÕES DE REAIS. INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER IARA FARIAS BORGES: TÉC.: A comissão Parlamentar de Inquérito da Previdência já ouviu os cinco maiores devedores da previdência dos setores de frigoríficos e da educação. Agora é a vez das instituições financeiras. O presidente da CPI, senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, disse que a área é uma das mais lucrativas e a que mais deve à Previdência. As reformas trabalhista e da Previdência, disse Paim, atingem os mais pobres, enquanto que instituições financeiras não são tributadas devidamente e ainda recebem isenções. (PAIM) “E com essas reformas, está comprovado, o desemprego vai aumentar. A fome vai aumentar, a miséria vai aumentar e a violência vai aumentar. Aqueles 5% mais ricos vão ter que se isolar, daqui a pouco, em grandes prisões, eu diria prisões de luxo, devido à convulsão que pode acontecer neste país”. (REP): Para o senador Telmário Mota,do PTB de Roraima, que é vice-presidente da CPI da Previdência, a desigualdade econômica no Brasil é um dos motivos do aumento da violência: (TELMÁRIO) “O Brasil perdeu o controle absoluto da criminalidade. E não é aumentando o contingente de policiais que vai resolver isso. Porque é uma questão emblemática, que nasce de uma sociedade que está igualitariamente diferenciada”. (REP): O presidente da CPI da Previdência, Paulo Paim, informou ainda que serão convocados os frigoríficos Nicolini e Margen, que não enviaram representantes quando foram convidados para prestar esclarecimentos na Comissão: (PAIM) “Eu tenho procurado não convocar ninguém. Faço sempre o convite. E já foi aprovado o requerimento de convocação. Eles serão intimados pela Justiça para depor na CPI”. (REP): A data da audiência com os dois frigoríficos ainda será definida.

Ao vivo
00:0000:00