CPI da Petrobras marca depoimentos de dirigentes da estatal — Rádio Senado

CPI da Petrobras marca depoimentos de dirigentes da estatal

LOC: A CPI DA PETROBRAS JÁ MARCOU OS DEPOIMENTOS DE DIRIGENTES DA ESTATAL E REQUISITOU DOCUMENTOS.  

LOC: A OPOSIÇÃO FOI DERROTADA NA TENTATIVA DE CONVOCAR O EX-PRESIDENTE LULA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) Segundo o relator da CPI da Petrobras, senador José Pimentel, do PT do Ceará, o colegiado vai investigar a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, o suposto pagamento de propina pela empresa holandesa SBM Offshore a funcionários da Petrobras, a falta de segurança em plataformas e o superfaturamento na construção da refinaria Abreu e Lima em Pernambuco. Na primeira reunião, os integrantes aprovaram a convocação e convite de mais de 30 pessoas, entre elas, a presidente da Petrobras, Graça Foster. O único representante da oposição, senador Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, foi derrotado na tentativa de ouvir o ex-presidente Lula sobre os negócios da Petrobras à época de seu governo. Cyro Miranda reafirmou a defesa por uma CPI Mista em detrimento da CPI do Senado, controlada pelo governo. 

(Cyro Miranda) A gente está vendo que a prática aqui será essa de chapa branca. Não vão investigar nada. O que nos interessa hoje é a CPMI, essa sim é muito mais ampla e eles não terão essa supremacia. 

(Repórter) O senador José Pimentel incluiu fatos ocorridos no governo do ex-presidente Fernando Henrique, como a compra da plataforma de Bahia Blanca na Argentina com supostos prejuízos de US$ 2,5 bilhões e o afundamento em 2001 da Plataforma P-36, que resultou na morte de 11 trabalhadores. 

(José Pimentel) Na internacionalização da Petrobras e no afundamento da P-36, o senhor Fernando Henrique era o presidente da República. Essa proposta da oposição é uma provocação que não quer investigar nada e quer simplesmente um palanque político. 

(Repórter) O depoimento da presidente da Petrobras, Graça Foster, está marcado para o dia 20, e o do ex-presidente Sérgio Gabrielli para o dia 22. Também nos próximos dias, está prevista a instalação da CPI Mista da Petrobras, que vai investigar as mesmas denúncias, mas com a participação de deputados.
14/05/2014, 06h58 - ATUALIZADO EM 14/05/2014, 06h58
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00