CPI da Petrobras do Senado começa a funcionar nesta quarta-feira — Rádio Senado

CPI da Petrobras do Senado começa a funcionar nesta quarta-feira

LOC: A CPI DA PETROBRAS EXCLUSIVA DO SENADO COMEÇA A FUNCIONAR NESTA QUARTA-FEIRA. 

LOC: APESAR DAS INDICAÇÕES DO PRESIDENTE DO SENADO, A OPOSIÇÃO NÃO VAI PARTICIPAR DAS INVESTIGAÇÕES. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

(Repórter) O boicote da oposição não vai impedir o início dos trabalhos da CPI da Petrobras exclusiva do Senado. A reunião destinada à eleição do presidente da Comissão e a indicação do relator está confirmada para esta quarta-feira, um dia após o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, indicar os integrantes da oposição. Dos três titulares nomeados, dois recusaram: Wilder Morais, do Democratas, e Lúcia Vânia, do PSDB, ambos de Goiás. O líder do Democratas, senador José Agripino Maia, do Rio Grande do Norte, afirmou que o boicote da oposição à CPI exclusiva do Senado é para garantir a instalação da CPI Mista da Petrobras.  

(José Agripino) A gente sabe que a CPI do Senado como foi gerada não vai investigar o que a Petrobras precisa que seja investigada. Ela vai investigar o que o governo quer que seja investigado. Por isso, não vamos gastar energia numa coisa que não vai chegar às conclusões que o Brasil está exigindo. Vamos gastar energia com a CPMI. 

(Repórter) O líder do PT, senador Humberto Costa, de Pernambuco, afirmou que o boicote da oposição não impedirá o funcionamento da CPI da Petrobras exclusiva do Senado, já que a oposição terá 3 dos 14 integrantes. 

(Humberto Costa) É apenas uma demonstração de fato não pretende fazer investigação. A oposição pretende ter um palco onde pretende fazer uma disputa político-eleitoral porque se houvesse interesse da oposição poderíamos começar imediatamente e fazer um trabalho intensivo. 

(Repórter) O prazo para a indicação dos integrantes da CPI Mista termina nesta quarta-feira. Nesse caso, o PT não indicará os nomes por entender que a CPI do Senado tem prevalência por ter sido apresentada primeiro. O presidente do Senado confirmou que poderão funcionar duas CPIs ao mesmo tempo sobre o mesmo fato. 

(Renan Calheiros) A CPMI, que é a CPI Mista, seguirá a mesma tramitação da CPI, que é a Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado. 

(Repórter) Na próxima semana, deverá ser instalada a CPI Mista da Alstom, destinada a investigar denúncias de pagamento de propina pela empresa francesa fechar contratos de compra e manutenção de trens e metrôs em São Paulo e no Distrito Federal. 
13/05/2014, 07h27 - ATUALIZADO EM 13/05/2014, 07h27
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00