CPI da Petrobras da Câmara será instalada na próxima quinta-feira — Rádio Senado

CPI da Petrobras da Câmara será instalada na próxima quinta-feira

LOC: A CPI DA PETROBRAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS VAI SER INSTALADA NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA. 

LOC: E NO SENADO, A OPOSIÇÃO AINDA BUSCA ASSINATURAS QUE VÃO PERMITIR A CRIAÇÃO DE OUTRA COMISSÃO. NA TERÇA, O PSB VAI DECIDIR SE APOIA O PEDIDO. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

(Repórter) Enquanto na Câmara dos Deputados sobraram assinaturas no pedido de criação da CPI da Petrobrás, no Senado ainda falta o apoio de alguns senadores para criar outra comissão. A ideia é que além da Comissão Parlamentar de Inquérito formada somente por deputados, uma CPI Mista composta por deputados e senadores investigue as denúncias de desvio de verbas na estatal. Para isso, são necessárias 27 assinaturas de senadores. Antes do carnaval, o líder do PSDB do Senado, Cassio Cunha Lima, disse já ter o apoio de 23 senadores. E a bancada do PSB, com seis parlamentares, ainda vai decidir se apoia o pedido de criação da CPI ou não. O líder do PSB, João Capiberibe, do Amapá, argumentou que o partido aguarda o anúncio do Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, sobre quais deputados e senadores podem ter ligações com as acusações. 

(João Capiberibe) Nós temos uma posição clara de independência do Governo e da Oposição. Nenhum dos seis Senadores disse que não iria assinar, até porque nós não temos comprometimento com o que aconteceu na Petrobras. E depois, qualquer que seja a manifestação do Procurador-Geral da República envolvendo Senadores, envolvendo Deputados, envolvendo políticos eleitos, a nossa posição é de investigar, doa a quem doer. 

(Repórter) Capiberibe alerta que criar a CPI antes do comunicado de Janot seria temerário, pois poderia acontecer uma situação de parlamentares indicados para compor a CPI serem investigados pela Operação Lava-Jato. O partido vai se reunir para decidir a sua posição. 

(João Capiberibe) Terça-feira a nossa bancada se reúne mais uma vez e aí, então, nós vamos reavaliar a nossa posição em relação à CPI mista. A Câmara Federal já aprovou a CPI, aqui estão coletando assinaturas, e a nossa bancada, ela é decisiva para completar o número exigido. 

(Repórter) No ano passado, foram criadas duas comissões para investigar as denúncias de corrupção na Petrobras, uma no Senado e uma mista composta de deputados e senadores. A CPI exclusiva do Senado acabou adotando o relatório da comissão mista, e o resultado não agradou a oposição, por isso o pedido para uma nova investigação.
20/02/2015, 07h06 - ATUALIZADO EM 20/02/2015, 07h06
Duração de áudio: 02:08
Ao vivo
00:0000:00