Corpo do senador Eliseu Resende será sepultado em Oliveira (MG) — Rádio Senado

Corpo do senador Eliseu Resende será sepultado em Oliveira (MG)

LOC: O SENADOR ELISEU RESENDE, DO DEMOCRATAS DE MINAS GERAIS, MORREU NA NOITE DESSE DOMINGO, AOS 81 ANOS. ELE ESTAVA INTERNADO NO INSTITUTO DO CORAÇÃO, EM SÃO PAULO, PARA O TRATAMENTO DE UM CÂNCER NO INTESTINO.

LOC: DEPOIS DO VELÓRIO, NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MINAS GERAIS, O CORPO SERÁ SEPULTADO NESTA TERÇA EM OLIVEIRA, CIDADE NATAL DO SENADOR E QUE FICA A 160 QUILÔMETROS DE BELO HORIZONTE. LOC: CONFIRA A BIOGRAFIA DE ELISEU RESENDE NESTA REPORTAGEM:
 
Eliseu Resende era engenheiro civil e teve atuação de destaque no setor de transportes. Depois de coordenar por três anos as obras viárias em Minas, foi nomeado em 67 diretor-geral do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem, onde ficou até 74. Foi no DNER que Eliseu esteve à frente de grandes obras do regime militar, como a construção da Ponte Rio-Niterói, a implantação da Rodovia Transamazônica e o asfaltamento da Rodovia Belém-Brasília. A experiência no setor o levou a comandar o Ministério dos Transportes do governo João Figueiredo, de 79 a 82. Até o início da década de 90, foi presidente de diversas empresas estatais, como Furnas e Eletrobrás. No início de 93, ocupou, por dois meses, o cargo de ministro da Fazenda no governo Itamar Franco. Eliseu Resende foi eleito senador por Minas Gerais em 2006, com mais de cinco milhões de votos, depois de três mandatos como deputado federal. O senador era o atual vice-presidente da Comissão de Serviços de Infraestrutura. Em novembro de 2009, participou de um debate na comissão sobre um apagão que atingiu 18 estados. A explicação do governo foi que um raio atingiu uma linha de transmissão, e Eliseu fez o seguinte alerta. (ELISEU) É preciso estabelecer um sistema de antecipação de medidas, de fiscalização e controle, para que nós evitemos novos apagões como esse. Estamos sujeitos a tê-los. (REPÓRTER) O senador também participou das discussões sobre o marco regulatório da extração do petróleo da camada pré-sal. Ele debateu o pré-sal com a autoridade de ter sido o relator, quando deputado, da lei que regulamentou a flexibilização do monopólio da Petrobras e criou a Agência Nacional do Petróleo. LOC: ELISEU RESENDE FOI ELEITO PARA O SENADO COM MANDATO ATÉ 2015. O PRIMEIRO SUPLENTE É CLÉSIO ANDRADE, DO PR E PRESIDENTE DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRANSPORTES.
03/01/2011, 00h11 - ATUALIZADO EM 03/01/2011, 00h11
Duração de áudio: 03:52
Ao vivo
00:0000:00