Coronavírus: Senado e Câmara restringem acesso ao Congresso — Rádio Senado
Precaução

Coronavírus: Senado e Câmara restringem acesso ao Congresso

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), assinou um ato restringindo a entrada de pessoas nas dependências do Congresso Nacional após o anúncio da pandemia do coronavírus. Parlamentares e servidores que visitaram países com a transmissão da doença ou que tiveram contato com pessoas contaminadas serão afastados por 14 dias. Ao defender as medidas de prevenção, o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), que é médico, esclareceu que as votações estão mantidas. As informações são da repórter da Rádio Senado, Hérica Christian.

11/03/2020, 21h33 - ATUALIZADO EM 13/03/2020, 17h57
Duração de áudio: 01:45
Visita institucional ao Congresso Nacional.

O programa de visitas ao Palácio do Congresso Nacional funciona segundas, quintas, sextas, finais de semana e feriados, com entrada gratuita, das 9h às 17h30, com saídas de grupos a cada 30 minutos, a partir do Salão Negro.

A visita institucional percorre os Plenários das duas Casas, os Salões Verde e Azul, além do Túnel do Tempo do Senado e o Salão Nobre da Câmara dos Deputados.

A visita poderá ser cancelada por motivos de força maior e/ou questões de segurança. Nesses casos tentaremos avisar o responsável pelo agendamento com a maior antecedência possível. No entanto, devido a ocorrências de última hora, o cancelamento poderá ocorrer sem aviso prévio.

Foto: Pedro França/Agência Senado
Foto: Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: SENADO E CÂMARA DOS DEPUTADOS DECIDEM RESTRINGIR ACESSO DE PESSOAS AO CONGRESSO NACIONAL PARA EVITAR CASOS DE CORAVÍRUS. LOC: AS SESSÕES DE VOTAÇÕES NO PLENÁRIO E AS REUNIÕES DAS COMISSÕES PERMANENTES ESTÃO MANTIDAS. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN TÉC: Após a Organização Mundial da Saúde declarar pandemia de coronavírus, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, do Democratas do Amapá, decidiu restringir o acesso de pessoas ao Congresso Nacional. Segundo o ato, só poderão entrar nas dependências do Legislativo parlamentares, servidores e convidados para as atividades da Casa. Também estão suspensos eventos coletivos e missões oficiais de senadores e funcionários ao exterior. Ainda de acordo com a norma emergencial, serão afastados por 14 dias os parlamentares e servidores que estiveram em países com reconhecida transmissão local do coronavírus e que apresentarem sintomas respiratórios ou febre. O mesmo vale para quem tenha mantido contato com pessoas contaminadas. O senador Nelsinho Trad, do PSD de Mato Grosso do Sul, que é médico, defendeu as medidas de combate à propagação do coronavírus. Ele esclareceu que as votações no Plenário e as reuniões das comissões permanente estão mantidas. (Nelsinho) Você acaba restringindo a um círculo delimitado e mesmo assim todos os cuidados têm que serem tomados. Ninguém está imune a uma situação como essa. O vírus não escolhe A, B ou C. Ele existe para poder contaminar todos nós e nós temos que ter todos os cuidados para evitar que isso aconteça, não só em relação a gente mesmo como também ao próximo que está nos ouvindo. REP: O Senado também vai reforçar a oferta de dispensadores de álcool em gel e vai intensificar a limpeza e a desinfecção das dependências da Casa. Da Rádio Senado, Hérica Christian Ato 2/2020

Ao vivo
00:0000:00