Jovem Senador

Coordenadores do programa Jovem Senador se reúnem em Brasília

01:32Coordenadores do programa Jovem Senador se reúnem em Brasília

Transcrição LOC: O PROGRAMA JOVEM SENADOR, QUE COMPLETA DOZE ANOS, DEU INICIO ÀS SUAS ATIVIDADES EM 2019 LOC: A INICIATIVA PERMITE QUE JOVENS TENHAM A EXPERIÊNCIA LEGISLATIVA DO SENADO POR UMA SEMANA. A REPORTAGEM É DE JOSÉ ODEVEZA. (Repórter) Os Coordenadores das Secretarias de Educação dos 26 estados e do Distrito Federal se reuniram para conhecer e discutir as propostas do Programa Jovem Senador para 2019. A iniciativa realizada todos os anos proporciona a estudantes do Ensino Médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal o conhecimento da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo. A coordenadora de educação do programa pelo Distrito Federal, Flora Corrêa, disse que Brasília quer estimular a participação de meninas ao destacar que dos 81 senadores, apenas 12 são mulheres. (Flora Corrêa) O concurso em si não têm nenhuma espécie de cota e nem nada disso de nenhuma maneira. Mas nós vamos sim estimular que as meninas participem, se engajem e saibam que a voz delas também pode ser ouvida. A gente teve uma oportunidade de se reunir com os coordenadores de todo o Brasil, então ouvir as experiências dos outros estados de como isso funciona. Porque as vezes a gente é muito preso apenas no nosso estado. Então está sendo uma experiência muito interessante, para os alunos vai com certeza mudar a vida deles. (Repórter) Em seu 12º ano, o concurso este ano traz como tema “Cidadão que acompanha o Orçamento dá valor ao Brasil”. Segundo o Secretário-Geral da Mesa do Senado, Luiz Fernando Bandeira, o programa desperta o interesse dos jovens pela política. (Luiz Fernando Bandeira) A importância desse projeto é que ao trazer um estudante de cada estado da Federação para passar uma semana aqui em Brasília, e atuando como se fosse um Senador, um jovem Senador, essas pessoas se tornam pontos focais da atividade política democrática brasileira lá na sua base. Que eles possam vivenciar um pouco como é feita a política nacional. (Repórter) A próxima fase do Programa Jovem Senador é mobilizar as escolas para estimular a participação dos estudantes no concurso.

O Programa Jovem Senador deu início às suas atividades em 2019. Os coordenadores das Secretarias de Educação dos 26 estados e do Distrito Federal se reuniram para conhecer e discutir as propostas do Programa para este ano.

 

TÓPICOS:
Brasília  Distrito Federal  Educação  Ensino Médio  Escolas  Estados  Jovem Senador  Mesa do Senado  Orçamento  Poder Legislativo  Política 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11