Conselho de Comunicação Social cria comissão para estudar fake news — Rádio Senado
Comunicação

Conselho de Comunicação Social cria comissão para estudar fake news

O Conselho de Comunicação Social (CCS) criou uma comissão de relatores para estudar os projetos de lei em discussão no Congresso que abordem as notícias falsas (fake news). Reafirmando nota do presidente do Senado, Eunício Oliveira, o presidente do CCS, Murillo de Aragão, destacou que o colegiado não tem competência para elaborar projeto de lei, mas apenas de debater os temas relevantes para a sociedade. A Reportagem é de Iara Farias Borges, da Rádio Senado.

05/03/2018, 19h12 - ATUALIZADO EM 05/03/2018, 19h12
Duração de áudio: 01:48
Conselho de Comunicação Social (CCS) -  Uma das principais preocupações para as eleições de 2018, as fake news, notícias falsas disseminadas nas redes sociais, são tema de um anteprojeto apresentado na primeira reunião do ano do conselho.

Mesa:
vice- presidente da CCS e representante da Sociedade Civil, Marcelo Antônio Cordeiro; 
presidente da CCS e representante da Sociedade Civil, Murillo de Aragão.

Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Transcrição
LOC: UMA COMISSÃO DO CONSELHO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL VAI SE DEBRUÇAR SOBRE OS PROJETOS DE LEI QUE TRATAM DAS NOTÍCIAS FALSAS, AS CHAMADAS FAKE NEWS. LOC: OS INTEGRANTES DEVEM APRESENTAR UM ESTUDO SOBRE AS PROPOSIÇÕES LEGISLATIVAS EXISTENTES SOBRE O ASSUNTO. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES: TÉC: Em sua primeira reunião de 2018, o Conselho de Comunicação Social decidiu criar uma comissão para analisar todos os projetos de lei em discussão no Congresso e que tratam de notícias falsas, as chamadas fake news. A comissão de relatores vai promover uma audiência pública com os autores dos projetos para discutir o assunto. Os conselheiros também querem receber sugestões da sociedade sobre as notícias falsas, divulgadas especialmente nas redes sociais, e que podem interferir no processo eleitoral. O presidente do Conselho de Comunicação Social, Murillo de Aragão, lamentou que o estudo sobre fake news pelo colegiado tenha sido mal interpretado. Ele esclareceu que o presidente do Senado, Eunicio Oliveira, apenas sugeriu que o colegiado estudasse o tema, mas não pediu nenhum anteprojeto de lei, uma vez que essa não é uma atribuição do Conselho. (M.Aragão) “Se houve um encaminhamento inadequado da questão e uma interpretação fake interpretation da nossa iniciativa, eu acho que seria o cúmulo o Conselho de Comunicação Social ficar impedido de debater o tema e de se manifestar sobre o tema. Não existe dúvida de minha parte de que o Conselho não tem atribuição de iniciativa legislativa, mas ele tem a condição de propor soluções legislativas”. (Rep): A data da audiência com os autores dos projetos de lei sobre fake news ainda será marcada pelo conselho. Em nota, o presidente Eunício Oliveira reafirma não ter solicitado anteprojeto de lei sobre fake news ao Conselho de Comunicação Social. E lembra ainda que o órgão é apenas consultivo e sem a faculdade de apresentar projetos. Da Rádio Senado, Iara Farias Borges.

Ao vivo
00:0000:00