Conselho de Comunicação apresenta estudo sobre liberdade de imprensa — Rádio Senado
CCS

Conselho de Comunicação apresenta estudo sobre liberdade de imprensa

O Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional (CCS) apresentou um estudo sobre o direito de liberdade de imprensa no Brasil. O documento foi um pedido da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), que defendeu iniciativas para assegurar esse direito.

 

04/11/2019, 13h23 - ATUALIZADO EM 04/11/2019, 13h23
Duração de áudio: 01:45
Conselho de Comunicação Social (CCS) realiza reunião com 4 itens. Na pauta, apresentação de estudo sobre liberdade de imprensa no Brasil.

Em pronunciamento, à mesa, presidente da CCS e representante da sociedade civil, Murillo de Aragão.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: CONSELHO DE COMUNICAÇÃO DO CONGRESSO NACIONAL APRESENTA ESTUDO SOBRE LIBERDADE DE IMPRENSA. LOC: LEVANTAMENTO REVELA VIOLAÇÕES DE DIREITOS DOS JORNALISTAS E SUGERE MELHORIAS NA GARANTIA DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO. REPORTAGEM DE JOSÉ ODEVEZA. (Repórter) A pedido da senadora Eliziane Gama, do Cidadania do Maranhão, o Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional fez um estudo sobre a liberdade de imprensa no Brasil. O levantamento é um compilado de vários temas relacionados à liberdade de expressão e às violações contra os jornalistas. O conselheiro Murilo de Aragão destacou que boa parte dos casos citados é consequência de um pensamento ideológico de esquerda pela imprensa. (Murilo de Aragão) Dizer que não houve historicamente uma grande influência da esquerda na imprensa brasileira não é nem tampar o sol com a peneira, é não querer reconhecer o sol. Todos têm o direito de ter opções ideológicas todos têm o direito de agora o que eu quero dizer que falta o contraditório na imprensa brasileira. (Repórter) A representante dos jornalistas no Conselho, Maria José, ponderou que os grandes jornais possuem visões mercadológicas e pouco progressistas. (Maria José) O senhor colocou como um dos fatores restritivos da liberdade de imprensa no Brasil o esquerdismo dos Jornalistas, e isso presidente é falso. Acho que se a gente fizer uma análise criteriosa do produto jornalístico nós vamos ver que o esquerdismo passa longe das redações. (Repórter) A representante da sociedade civil no Conselho, Patrícia Blanco, uma das organizadoras do estudo, defendeu a liberdade de imprensa independentemente do posicionamento político. (Patrícia Blanco) Uma frase do ministro Ayres Britto que é na dúvida consulte a Constituição. Eu acho que a liberdade de expressão e de imprensa está plenamente colocada. Esse de seguirmos o texto constitucional. Isso já garante. (Repórter) O estudo deve ser usado pelos senadores em iniciativas que possam garantir as liberdades de expressão e de imprensa.

Ao vivo
00:0000:00