Congresso vai analisar MP que liberou dinheiro para áreas afetadas — Rádio Senado

Congresso vai analisar MP que liberou dinheiro para áreas afetadas

O CONGRESSO NACIONAL VAI SE REUNIR PARA ANALISAR A MEDIDA PROVISÓRIA QUE LIBEROU DINHEIRO PARA AS ÁREAS AFETADAS PELAS CHUVAS.
 
A COMISSÃO QUE REPRESENTA O PODER LEGISLATIVO DURANTE O RECESSO PARLAMENTAR VAI SE REUNIR NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA, ÀS DEZ HORAS DA MANHÃ.

A medida provisória 522 de 2011 liberou 780 milhões de reais para os ministérios dos Transportes e da Integração Nacional. O dinheiro vai ser usado na execução de obras emergenciais, a maioria no Rio de Janeiro. A tragédia que matou centenas de moradores da região serrana fluminense já é o maior desastre climático da história do país. A gravidade dos eventos fez com que o presidente do Senado, José Sarney, do PMDB do Amapá, convocasse a Comissão Representativa do Congresso Nacional. O senador Alvaro Dias, do PSDB do Paraná, que faz parte da comissão, disse que além da medida provisória outros projetos que tratam da prevenção de calamidades públicas podem ser discutidos (ALVARO DIAS): Isso demonstra o interesse do presidente do senado em colocar também a instituição a serviço daqueles que nesta hora vivem uma enorme tragédia. Certamente além da discussão da medida provisória nós podemos priorizar projetos que tramitam no Congresso Nacional, eu próprio tenho um projeto que define fontes de recursos para um fundo permanente que atenderia, sem a necessidade de medidas provisórias, à calamidades públicas como esta que está ocorrendo no Rio de janeiro e que ocorreu recentemente em outras partes do país. (MAURÍCIO): A pedido da senadora Marina Silva, do PV do Acre, a reunião da Comissão Representativa do Congresso Nacional vai servir também para que deputados e senadores façam um amplo debate sobre as formas de ajudar os governos federal, estaduais e municipais em ações e programas de prevenção de desastres climáticos. A Comissão Representativa é formada por oito senadores e 17 deputados federais. O colegiado zela pelas prerrogativas do Poder Legislativo durante o recesso parlamentar e pode ser convocado a qualquer momento para apreciar medidas de caráter urgente que não possam aguardar o início do ano legislativo. ATÉ A UMA HORA DA TARDE DESTA SEXTA-FEIRA, 524 MORTOS JÁ HAVIAM SIDO CONFIRMADOS EM DADOS FORNECIDOS PELAS PREFEITURAS E DEFESAS CIVIS DOS MUNICÍPIOS ATINGIDOS, ALÉM DA SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE E DEFESA CIVIL DO RIO DE JANEIRO.
14/01/2011, 02h51 - ATUALIZADO EM 14/01/2011, 02h51
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00