Congresso recebe exposição " As Falas do Trono" até dia 2 de outubro — Rádio Senado
Cultura

Congresso recebe exposição " As Falas do Trono" até dia 2 de outubro

A exposição “As Falas do Trono” ficará no Congresso Nacional até o dia 2 de outubro. O acervo faz parte de um conjunto de quatro mostras previstas para 2017 e 2018, produzidas em parceria com o Museu Nacional. A exposição reúne 73 manuscritos originais de discursos feitos na abertura e no encerramento de sessões legislativas da Assembleia-Geral entre 1826 e 1889, a época do Império. A ideia é que os visitantes tenham a oportunidade de entender melhor esse período da história do País. Segundo o presidente do Senado, senador Eunício Oliveira (PMDB – CE), os documentos de “As Fallas do Throno” foram inscritos no programa Memória do Mundo da Unesco.

31/08/2017, 14h26 - ATUALIZADO EM 31/08/2017, 15h16
Duração de áudio: 01:34
Abertura da exposição "As Fallas do Throno" no Salão Negro do Congresso Nacional. A exposição parte de um conjunto de quatro exposições previstas para  2017 e 2018 produzidas pela Secretaria de Gestão e Documentação do Senado, em parceria com o Museu Nacional do Conjunto Cultural da República. Serão expostos 73 manuscritos originais de discursos feitos na abertura e no encerramento das sessões legislativas da Assembleia-Geral na época do Império, entre 1826 e 1889. 

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: A EXPOSIÇÃO “AS FALAS DO TRONO” FICARÁ NO CONGRESSO NACIONAL ATÉ O DIA 2 DE OUTUBRO. LOC: O ACERVO FAZ PARTE DE UM CONJUNTO DE QUATRO MOSTRAS PREVISTAS PARA 2017 E 2018, PRODUZIDAS EM PARCERIA COM O MUSEU NACIONAL. MAIS DETALHES COM A REPÓRTER REBECA LIGABUE (LIGABÍ). (Repórter) A exposição reúne 73 manuscritos originais de discursos feitos na abertura e no encerramento de sessões legislativas da Assembleia-Geral entre 1826 e 1889, a época do Império. A ideia é que os visitantes tenham a oportunidade de entender melhor esse período da história do País. O acervo, que já foi exposto em 2015 no Museu do Senado, agora chega em outro formato, com modificações que incluem novos textos de apresentação, como explica Rosa Vasconcelos, chefe do Serviço de Arquivo Histórico do Senado e curadora da exposição. (Rosa Vasconcelos) Tivemos o cuidado de dar uma maior visibilidade e, com uma parceria com o Museu Nacional, fizemos várias adaptações, inclusive colocamos mais documentos, todos documentos originais. (Repórter) O presidente do Senado, Eunício Oliveira, do PMDB do Ceará, destaca que os documentos de “As Fallas do Throno” foram inscritos no programa Memória do Mundo da Unesco. (Eunício Oliveira) A humanidade inteira, a Unesco, o mundo que nos visita, que nos acompanha através da mídia, através da informação, vai ter o conhecimento da nossa história, daquilo que nós fizemos, daquilo que nós somos, da nossa origem e por que nós estamos aqui. (Repórter) Exposta no Salão Negro do Congresso Nacional, a mostra ficará aberta até o dia 2 de outubro e tem como público-alvo estudantes de escolas públicas e privadas, a partir do sexto ano do ensino fundamental. Os interessados poderão ver o acervo de quinta a segunda, durante as visitas guiadas.

Ao vivo
00:0000:00