Congresso realiza sessão solene em homenagem à Biblioteca do Exército — Rádio Senado
Plenário

Congresso realiza sessão solene em homenagem à Biblioteca do Exército

O Congresso Nacional promoveu nesta quarta-feira (12) uma sessão solene destinada a homenagear a Biblioteca do Exército Brasileiro. O requerimento da homenagem foi uma iniciativa do senador Eduardo Braga (MDB-AM) e da deputada Conceição Sampaio (PSDB-AM). Localizada no Rio de Janeiro, a Biblioteca do Exército é aberta ao público e promove conferências, palestras, exposições e pesquisas, entre outras atividades. Saiba mais na reportagem de Adrian Alencar.

12/12/2018, 16h29 - ATUALIZADO EM 12/12/2018, 16h29
Duração de áudio: 02:06
Plenário do Senado Federal durante sessão solene do Congresso Nacional destinada a homenagear a Biblioteca do Exército (Bibliex). 

Em posição de respeito, convidados e parlamentares acompanham execução do Hino Nacional Brasileiro. 

Mesa: 
diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, general de divisão Ryuzo Ikeda; 
ministro do Superior Tribunal Militar (STM), almirante-de-esquadra Carlos Augusto de Sousa; 
presidente do Superior Tribunal Militar (STM), ministro José Coêlho Ferreira; 
presidente e requerente da sessão, senador Eduardo Braga (MDB-AM); 
requerente da sessão, deputada Conceição Sampaio (PSDB-AM); 
ministro do Superior Tribunal Militar (STM), José Barroso Filho; 
ministro do Superior Tribunal Militar (STM), general de Exército Marco Antônio de Farias; 
diretor da Biblioteca do Exército (Bibliex), tenente-coronel de Cavalaria Marco André Leite Ferreira.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC:. CONGRESSO REALIZA SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM À BIBLIOTECA DO EXÉRCITO. LOC:. ELA CONTA COM ACERVO BIBLIOGRÁFICO SOBRE HISTÓRIA MILITAR, GEOGRAFIA E GEOPOLÍTICA DO BRASIL. A REPORTAGEM É DE ADRIAN ALENCAR. TÉC: O Congresso Nacional promoveu sessão solene em homenagem à Biblioteca do Exército Brasileiro. A instituição fornece, edita e distribui meios bibliográficos necessários ao aperfeiçoamento da cultura profissional militar e geral. A instalação da Biblioteca, também conhecida como Casa do Barão de Loreto, ocorreu em janeiro de 1882. O senador Eduardo Braga, do MDB do Amazonas reconheceu a importância da Biblioteca desde que foi criada até os dias atuais. (Eduardo Braga) Três anos depois, em 1885, a Bibliex já contava com 11 mil exemplares. Além de administrar um acervo extraordinário, ela publica obras sobre diversos temas, como história militar, geografia e geopolítica do Brasil, sociologia e filosofia da guerra e literatura. Outra importante função da Biblioteca é a distribuição dos livros didáticos de História, Geografia e de outras disciplinas para Escolas de Formação do Exército. (Repórter) O ministro do Superior Tribunal Militar, José Barroso Filho, destacou os 30 anos da Constituição de 88 enquanto falava do acervo de livros de Direito Constitucional da Biblioteca do Exército. (José Barroso) Passados 30 anos de sua promulgação em 5 de outubro de 1988, estamos a buscar as sensações da palavra constituição. O Direito está trazendo os outros domínios para se traçar um panorama geral e vital do nosso projeto de nação expresso na Carta Magna. O que se projetou? O que se escreveu no texto constitucional? O que se efetivou? O precisa se efetivar? (Repórter) Localizada no Rio de Janeiro, a Biblioteca do Exército é aberta ao público e promove conferências, palestras, exposições e pesquisas, entre outras atividades. Com supervisão de Tiago Medeiros, da Rádio Senado, Adrian Alencar.

Ao vivo
00:0000:00