Sessão Solene

Congresso promulga emenda que facilita repasses para estados, municípios e Distrito Federal

02:01Congresso promulga emenda que facilita repasses para estados, municípios e Distrito Federal

Transcrição LOC: PROMULGADA A EMENDA CONSTITUCIONAL 105 EM SESSÃO SOLENE DO CONGRESSO NACIONAL. LOC: O NOVO ARTIGO DA CONSTITUIÇÃO AUTORIZA A TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS FEDERAIS PARA ESTADOS, DISTRITO FEDERAL E MUNICÍPIOS POR MEIO DE EMENDAS AO PROJETO DE LEI DO ORÇAMENTO. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA. TÉC: O Congresso Nacional promulgou a Emenda Constitucional 105 e agora os parlamentares podem fazer emendas individuais ao projeto de lei do orçamento anual para mandar dinheiro diretamente ao Fundo de Participação dos Estados e dos Municípios, com a indicação do ente beneficiado. O presidente do Senado Davi Alcolumbre, do Democratas do Amapá, afirmou que esse é mais um passo na direção do fortalecimento do pacto federativo. (DAVI) Esse dia histórico de mais um capítulo que o parlamento brasileiro faz concretamente com que o pacto federativo em debate estabelecido nesta casa possa acontecer de verdade. Rep: Representando a Câmara, o deputado Aécio Neves, do PSDB de Minas Gerais, explicou que essa descentralização da gestão dos recursos demonstra o amadurecimento da administração pública. (AÉCIO) Os representantes da sociedade brasileira amadureceram e compreenderam que é hora de ousar, nós não podemos partir daquela premissa tão antiga de que o administrador público por natureza é inconfiável. Isso impediu que ao longo de décadas nós fôssemos cada vez mais concentrando a gestão dos recursos públicos na mão da união. Rep: E o senador Chico Rodrigues, do Democratas de Roraima, contou um pouco da experiência dele como gestor. (CHICO) Eu fui vereador, fui deputado, fui vice-governador e fui governador e na época quantas dezenas de vezes ao longo de 20 anos de mandato nós peregrinávamos pelos ministérios, quase que mendigando recursos para atender as suas bases eleitorais que é ali onde está o cidadão, é no estado, é no município. Rep: A Proposta de Emenda à Constituição 61 de 2015 foi apresentada pela então senadora Gleisi Hoffmann e aprovada no Senado em abril. Depois de sofrer modificações na Câmara dos Deputados, a PEC voltou para ser novamente avaliada pelos senadores para, em seguida, ser promulgada em sessão solene. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira.

O Congresso Nacional promulgou a emenda constitucional 105, que autoriza o repasse de recursos federais para estados, Distrito Federal e municípios por meio de emendas individuais ao projeto de lei do orçamento anual, com a especificação do ente federado beneficiado pelo dinheiro. As informações com a repórter Raquel Teixeira.

TÓPICOS:
Administração Pública  Amapá  Câmara dos Deputados  Congresso Nacional  Constituição  Davi Alcolumbre  Distrito Federal  Emenda Constitucional  Estados  Fundo de Participação dos Estados  Minas Gerais  Municípios  Orçamento  Pacto Federativo  Podemos  Proposta de Emenda à Constituição  PSDB  Roraima  Senador Aécio Neves  Senador Chico Rodrigues  Senador Davi Alcolumbre  Senadora Gleisi Hoffmann  União 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo