Congresso promove sessão para comemorar a Semana do Empreendedorismo — Rádio Senado
Sessão Solene

Congresso promove sessão para comemorar a Semana do Empreendedorismo

Foi realizada nesta terça-feira (19) sessão solene do Congresso para celebrar a Semana Global do Empreendedorismo. A semana, que é realizada em 170 países, traz cursos, palestras, feiras e workshops. O diretor-presidente do Sebrae, Carlos Melles, ressaltou o trabalho realizado pela entidade na educação de micro e pequenos empreendedores. Mais informações com Lívia Torres, da Rádio Senado.

19/11/2019, 17h17 - ATUALIZADO EM 19/11/2019, 17h40
Duração de áudio: 01:41
Plenário do Senado Federal durante sessão solene do Congresso Nacional para comemorar a Semana Global do Empreendedorismo, que acontece de 18 a 24 de novembro em todo o país.

Em posição de respeito, parlamentares e convidados acompanham execução do Hino Nacional do Brasil.

Mesa:
vice-presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), José Carlos Magalhães Pinto;
deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC);
diretor-presidente nacional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Carlos do Carmo Andrade Melles;
presidente e requerente da sessão solene, senador Jorginho Mello (PL-SC);
secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Alexandre Jorge Da Costa;
presidente da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedor Individual de Santa Catarina (Fampesc), Alcides Andrade.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: CONGRESSO PROMOVE SESSÃO SOLENE PARA CELEBRAR A SEMANA GLOBAL DO EMPREENDEDORISMO. LOC: OS PARTICIPANTES RESSALTARAM O TRABALHO FEITO PELO SEBRAE EM APOIO A MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. A REPORTAGEM É DE LÍVIA TORRES: TÉC: A décima segunda semana global do empreendedorismo teve início no dia último 18 de novembro. Durante a semana são promovidas palestras, workshops, cursos e feiras em diversas cidades do Brasil. Para celebrar a data foi realizada uma sessão solene no Congresso. O presidente da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, senador Jorginho Mello, do PL de Santa Catarina, falou sobre a importância dos pequenos negócios para o país e como esse setor gera empregos: (Sonora Jorginho) “Um total de 6 milhões e 400 mil estabelecimentos empresariais existentes no Brasil, nada menos que 99% são compostos por microempresas, pequenas empresas e por Microempreendedores Individuais — MEI. No setor privado, esse importantíssimo conjunto de atores garante 52% dos empregos formais com carteira assinada, um quantitativo algo acima dos 16 milhões de postos legais de trabalho” (Rep) O diretor–presidente do Sebrae, Carlos Melles, ressaltou o trabalho do Sebrae de educar os micro e pequenos empreendedores para que os negócios tenham êxito: (Sonora Carlos) “O nosso maior desafio é aumentar a produtividade dos nossos incluídos — e essa produtividades só vai ser melhorada e aumentada através da educação e do conhecimento. Por isso, nós estamos tangenciando todos os Ministérios porque o SEBRAE pode fazer a melhoria do conhecimento, através da metodologia do planejamento, levando as boas práticas” (Rep) A semana do empreendedorismo acontece em 170 países. Sob supervisão de Rodrigo Resende, da Rádio Senado. Lívia Torres.

Ao vivo
00:0000:00