Congresso pode votar veto à desoneração da folha de pagamento — Rádio Senado
Vetos presidenciais

Congresso pode votar veto à desoneração da folha de pagamento

O Congresso Nacional fará sessão remota nesta-quarta-feira (4). Deputados e senadores devem analisar 41 vetos presidenciais e projetos de crédito suplementar. Entre eles, está o veto que impediu a prorrogação, até o final de 2021, da desoneração da folha de pagamentos de 17 setores da economia. Se o veto for mantido, a desoneração acaba no dia 31 de dezembro. Os detalhes com o repórter Pedro Pincer, da Rádio Senado.

03/11/2020, 18h58 - ATUALIZADO EM 04/11/2020, 09h56
Duração de áudio: 01:49
Fachada do Congresso Nacional, a sede das duas Casas do Poder Legislativo brasileiro.

As cúpulas abrigam os plenários da Câmara dos Deputados (côncava) e do Senado Federal (convexa), enquanto que nas duas torres - as mais altas de Brasília, com 100 metros - funcionam as áreas administrativas e técnicas que dão suporte ao trabalho legislativo diário das duas instituições.

Obra do arquiteto Oscar Niemeyer. 

Foto: Leonardo Sá/Agência Senado
Leonardo Sá/Agência Senado

Transcrição
LOC: A PAUTA DO CONGRESSO PARA A SESSÃO REMOTA DESTA QUARTA-FEIRA TEM VETOS E PROJETOS DE CRÉDITO SUPLEMENTAR LOC: UM DOS ITENS QUE PODE SER DERRUBADO É O QUE IMPEDIU A PRORROGAÇÃO DA DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTOS PARA 17 SETORES DA ECONOMIA. O REPÓRTER PEDRO PINCER TEM OS DETALHES: TÉC: O Congresso Nacional fará sessão remota nesta-quarta-feira. Deputados e senadores devem analisar 41 vetos presidenciais e projetos de crédito suplementar. Entre eles, está o veto que impede a prorrogação, até o final de 2021, da desoneração da folha de pagamentos de 17 setores da economia. Se o veto for mantido, a desoneração acaba no dia 31 de dezembro. O líder da Minoria, senador Randolfe Rodrigues, da Rede Sustentabilidade do Amapá, destaca que a manutenção do veto pode aumentar o desemprego, mas ele teme que a votação não aconteça nesta quarta-feira. (Randolfe Rodrigues) A nossa expectativa é que mais seja adiada mais uma vez a apreciação dos vetos, em especial o veto sobre a desoneração. O Brasil precisa urgentemente que esse veto seja derrubado para preservar empresas, para preservar empregos. Também deve estar na pauta veto que retirou 12 dispositivos da lei que amplia os beneficiários do auxílio emergencial. O projeto que deu origem à lei foi aprovado no Senado em abril. O líder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes, do MDB do Tocantins, espera que os parlamentares cheguem a um consenso nas pautas mais polêmicas (Eduardo Gomes) Os vetos, os PLNs e vetos muito discutidos como o da desoneração e do saneamento. A nossa intenção é chegar a um amplo acordo, a gente tem confiança de que essa reunião será positiva sob o ponto de vista do calendário legislativo. REP: A pauta do Congresso tem ainda 30 projetos de lei que destinam crédito suplementar ou especial a órgãos e entidades públicas, como o que abre crédito suplementar de R$ 6,1 bilhões para reforçar o caixa de diversos ministérios. Da Rádio Senado, Pedro Pincer.

Ao vivo
00:0000:00