Congresso Nacional promulga a PEC do Orçamento de Guerra — Rádio Senado
Covid-19

Congresso Nacional promulga a PEC do Orçamento de Guerra

Congresso Nacional promulga Emenda Constitucional 106, com novas regras fiscais para ajudar o país a enfrentar o período de calamidade pública provocado pela pandemia do Coronavírus. A promulgação do Orçamento de Guerra, em sessão solene virtual, contou com a participação de senadores, de deputados e dos presidentes das duas casas do Legislativo. As informações com a repórter Raquel Teixeira.

07/05/2020, 18h16 - ATUALIZADO EM 07/05/2020, 18h16
Duração de áudio: 02:07
Plenário do Senado Federal durante sessão solene (remota) do Congresso Nacional destinada à promulgação da Emenda Constitucional nº 106 de 2020, que "institui regime extraordinário fiscal, financeiro e de contratações para enfrentamento de calamidade pública nacional decorrente de pandemia".

A Emenda Constitucional 106, de 2020, simplifica os gastos do governo federal para o combate à pandemia de coronavírus, permite processos mais rápidos para compras, obras e contratações de pessoal temporário e serviços e autoriza o Banco Central (BC) comprar título de empresas privadas no mercado secundário para garantir liquidez ao mercado de capitais.

Presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), declara promulgada a Emenda Constitucional nº 106/2020.

Participam:
presidente da Câmara dos Deputados, autor e primeiro signatário da PEC 10/2020, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ);
secretário-geral da Mesa, Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho;
2º secretário da Mesa Diretora do Congresso Nacional e líder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes (MDB-TO).

Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado
Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

Transcrição
LOC: CONGRESSSO SE REÚNE EM SESSÃO SOLENE VIRTUAL PARA PROMULGAR PEC DO ORÇAMENTO DE GUERRA. LOC: A EMENDA SIMPLIFICA GASTOS DO GOVERNO FEDERAL PARA AJUDAR NO ENFRENTAMENTO DO PERÍODO DE CALAMIDADE PÚBLICA PROVOCADO PELA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA. TÉC: O novo regime fiscal e financeiro simplifica os gastos do governo, permitindo processos mais rápidos de compras, obras e contratações de pessoal temporário e serviços. As regras valem até 31 de dezembro e também afetam atos praticados a partir de 20 de março de 2020, desde que relacionados ao combate da epidemia do Coronavírus ou para amenizar efeitos econômicos da covid-19. O objetivo da emenda é separar os gastos comuns previstos no Orçamento da União daqueles diretamente ligados à crise sanitária, como explicou o relator, senador Antônio Anastasia, do PSD de Minas Gerais, durante a promulgação da PEC. (ANASTASIA) Um conjunto de instrumentos e medidas que flexibilizam e facilitam o cotidiano da administração, que permite que diversas medidas de ordem financeira, de ordem administrativa, de ordem operacional fossem cominadas ao poder executivo para de fato flexibilizar e agilizar nesse enfrentamento da pandemia. Rep: O autor da proposta, presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, contou que teve ajuda de economistas e especialistas do Banco Central e do Tribunal de Contas da União para o aperfeiçoamento da norma. (MAIA8”) tenho certeza que o congresso nacional contribui de forma decisiva pra esse momento do Brasil, que nós queremos que rapidamente o Brasil consiga sair dessa situação com número menor de perda de vidas, mas que também a gente garanta os empregos dos brasileiros e a renda dos mais vulneráveis. Rep: E o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre, afirmou que o legislativo está trabalhando para ajudar o Brasil a enfrentar a pandemia. (DAVI) Trata-se de uma realidade dramática que requer de nós amplas transformações, que afeta nossos hábitos cotidianos, que interfere nas relações sociais e nas atividades econômicas e que exige ainda alterações no funcionamento de nossas instituições. Rep: A promulgação da emenda constitucional de número 106 foi realizada em sessão solene virtual do Congresso Nacional. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira.

Ao vivo
00:0000:00