Congresso Nacional celebra os 30 anos do Sindilegis — Rádio Senado
Sessão solene

Congresso Nacional celebra os 30 anos do Sindilegis

Uma sessão solene do Congresso Nacional celebrou os 30 anos do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e Tribunal de Contas da União (Sindilegis). A entidade foi criada em 6 de outubro de 1988, um dia após a promulgação da Constituição Brasileira. Ao destacar o papel dos servidores públicos, o senador Paulo Paim (PT-RS) observou que a terceirização pode colocar pessoas desqualificadas para servir à sociedade. O presidente do Sindilegis ressaltou a importância da entidade no combate à corrupção.

15/10/2018, 14h59 - ATUALIZADO EM 15/10/2018, 15h48
Duração de áudio: 02:17
Plenário do Senado Federal durante sessão solene do Congresso Nacional destinada a comemorar os 30 anos do Sindicado dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União - Sindilegis. 

Durante a sessão, os Corais do Senado, Câmara e TCU cantam o Hino Nacional. 

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: SESSÃO SOLENE DO CONGRESSO NACIONAL CELEBROU OS 30 ANOS DO SINDICATO DOS SERVIDORES DO PODER LEGISLATIVO FEDERAL E DO TCU. LOC: O PRESIDENTE DO SINDILEGIS RESSALTOU A IMPORTÂNCIA DA ENTIDADE NO COMBATE À CORRUPÇÃO. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES: (Repórter) O Sindilegis, Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do TCU,Tribunal de Contas da União, foi criado em seis de outubro de 1988 para garantir os direitos dos brasileiros, ressaltou a deputada Erica Kokay, do PT do Distrito Federal. (Erika Kokay, 19”) “O Sindilegis surge no dia seguinte à promulgação desta Constituição cidadão, uma constituição que é construída com os fios e as tintas da dignidade humana e que diz que nós temos direitos que não podem ser solapados por quem quer que seja”. (Repórter) O presidente do Sindilegis, Petrus Elesbão, disse que o servidor público tem sido colocado como “bode expiatório de todos os problemas do Estado”. E reafirmou o compromisso da entidade na defesa dos interesses dos brasileiros. (Petrus Elesbão) “Nos levantamos contra as medidas inescrupulosas de agentes públicos, que atentam contra os interesses do povo e da nação, é que erguemos nossas vozes e nossos punhos para proteger o patrimônio brasileiro, impedindo, denunciando e punindo os corruptos”. (Repórter) Ao destacar o papel do funcionalismo público, o senador Paulo Paim, do PT gaúcho, ponderou que a terceirização pode prejudicar o serviço prestado à população. (Paulo Paim) “Que vai permitir que o amigo do rei, o presidente de plantão, ou o governador de plantão, ou o prefeito de plantão, demita os trabalhadores e contrate os seus cabos eleitorais, via o emprego terceirizado. Qual é a qualidade que nós vamos dar ao povo brasileiro se caminharmos por esse processo”. (Repórter) O ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, pediu a aprovação de projeto de governança para o Brasil. (Augusto Nardes) “Temos que montar um centro de governo independente de quem seja o presidente, que busque a eficiência, eficácia e efetividade. Como fazer isso? Por exemplo, tem que ter planejamento estratégico, tem que ter avaliação de risco na tomada de decisão, tem que ter uma boa governança de pessoal e fazer com que toda esta estrutura que nós possuímos no Brasil seja eficiente”. (Repórter) A sessão Solene homenageou os servidores do Senado, da Câmara dos Deputados e do TCU, no mês em que se celebra o Dia do Servidor Público.

Ao vivo
00:0000:00