Congresso Nacional celebra Dia do Arquiteto e Urbanista — Rádio Senado
Sessão Solene

Congresso Nacional celebra Dia do Arquiteto e Urbanista

15/12/2017, 17h34 - ATUALIZADO EM 15/12/2017, 17h34
Duração de áudio: 02:09
Plenário do Senado durante sessão solene do Congresso Nacional destinada a comemorar o Dia do Arquiteto e Urbanista e do sexto aniversário do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR).

Mesa:
presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Cicero Alvarez;
presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), Haroldo Pinheiro;
deputada Erika Kokay (PT-DF);
presidente do Fórum de Presidentes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) dos Estados e do Distrito Federal, Patrícia Luz de Macedo.

Em discurso, à tribuna, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CAU/DF), Alberto Alves de Faria.

Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Roque de Sá/Agência Senado

Transcrição
LOC: O CONGRESSO NACIONAL COMEMOROU O DIA DO ARQUITETO E URBANISTA EM SESSÃO SOLENE. LOC: A HOMENAGEM CELEBROU TAMBÉM O NASCIMENTO DO ARQUITETO OSCAR NIEMEYER QUE COMEPLETARIA 110 ANOS. (Repórter) O arquiteto ou urbanista projeta e coordena a construção de casas, prédios, edificações, espaços internos e externos de acordo com critérios de estética, funcionalidade e normas técnicas. Para comemorar o dia do Arquiteto e Urbanista e o sexto aniversário do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, o Congresso Nacional fez uma sessão solene com representantes do setor a pedido do senador Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia, e do deputado João Passarinho, do PSD do Pará. O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, Haroldo Pinheiro ressaltou a importância do CAU para garantir os direitos dos mais de 143 mil profissionais. (Haroldo Pinheiro) Esse trabalho de construção de uma profissão mais digna, mais respeitada, mais acessível à população a todos os seus níveis sem distinção. (Repórter) Presidente da sessão, a deputada Érica Kokay, do PT do Distrito Federal, destacou a beleza da capital do País, que é conhecida mundialmente pela arquitetura. (Érica Kokay) Brasília foi construída diferente de outras cidades. Sabe por quê? Porque surgiu das mãos de arquitetos e de urbanistas. Porque a maior parte das cidades brasileiras , elas forma construídas em grande medida como extensão das propriedades. (Repórter) Durante a sessão, o senador Hélio José, do PROS do Distrito Federal, defendeu o setor e destacou a atuação dos profissionais. (Hélio José): Em defesa da arquitetura e do urbanismo e da qualificação das cidades brasileiras. Essa atuação pode ser observada nos debates públicos sobre a Lei de Licitações, plano diretores de cidades e programas habitacionais sempre no comando dos colegas arquitetos. (Repórter) O Senado já aprovou o projeto do deputado Luiz Carlos Busato, do PTB gaúcho, que institui anualmente 15 de dezembro como o Dia Nacional do Arquiteto e do Urbanista. A data também celebra o nascimento de Oscar Niemeyer, que neste ano completaria 110 anos. A proposta aguarda sanção presidencial. PLC 213/2015

Ao vivo
00:0000:00