56ª Legislatura

Congresso Nacional abre trabalhos de 2019 nesta segunda-feira

02:09Congresso Nacional abre trabalhos de 2019 nesta segunda-feira

Transcrição LOC: O CONGRESSO NACIONAL SE REÚNE NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA, 4 DE FEVEREIRO, ÀS 3 DA TARDE, PARA INAUGURAR OFICIALMENTE A NOVA LEGISLATURA. LOC: NA SESSÃO SOLENE DE ABERTURA DOS TRABALHOS LEGISLATIVOS, OS PARLAMENTARES DEVEM RECEBER AS MENSAGENS COM AS PRIORIDADES DOS PODERES EXECUTIVO, JUDICÁRIO E LEGISLATIVO. REPÓRTER GEORGE CARDIM. (TEC): A sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos será no Plenário da Câmara dos Deputados, conduzida pelo já eleito presidente do Congresso, com auxílio da nova Mesa. Na reunião, os deputados e senadores devem receber a mensagem enviada pelo presidente da República com o plano de governo e as expectativas do Executivo para este ano. O documento deve ser entregue pelo ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e lido em plenário pelo primeiro secretário do Congresso Nacional. Entre as prioridades já apontadas pelo governo Bolsonaro estão temas como o combate à criminalidade e o ajuste nas contas públicas, com a votação de uma reforma da previdência. A nova senadora pelo Mato Grosso do Sul, Soraya Thronicke, do PSL, concorda que a melhora na economia depende de mudanças no sistema de aposentadoria. (Soraya Thronicke) “Estarei abraçada com o governo pra que a gente consiga votar o mais urgente possível a reforma da Previdência, com muita responsabilidade, é claro, mas abraçada na parte econômica para que a gente consiga ter prosperidade”. (Repórter) No entanto, o senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, explica que o assunto não é consenso entre os parlamentares. (Paulo Paim) “Eu duvido que haja um só Senador ou um só Deputado que se elegeu dizendo que iria acabar com a aposentadoria dos trabalhadores. Isso é crime! É crime! É mentira! Nenhum deles disse que viria para cá para acabar com o direito do nosso povo (Repórter) Por tradição, o presidente do Supremo Tribunal Federal também é convidado a apresentar a mensagem com as prioridades do Judiciário para o ano. A sessão ainda conta com o discurso do presidente da Câmara dos Deputados e é encerrada com pronunciamento do presidente do Senado, que é também o presidente do Congresso. Da Rádio Senado, George Cardim.

O Congresso Nacional se reúne nesta segunda-feira (04/02), às 15h, para inaugurar oficialmente a 56ª Legislatura. Na sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos, os deputados e senadores devem receber as mensagens com as expectativas e prioridades dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo. A Reforma da Previdência deve ser um dos destaques da agenda de discussões e votações em 2019.

TÓPICOS:
Aposentadoria  Bolsonaro  Câmara dos Deputados  Casa Civil  Congresso Nacional  Contas Públicas  Economia  Judiciário  Mato Grosso  Mato Grosso do Sul  Presidente da República  Previdência  Pronunciamento  PSL  PT  Reforma da Previdência  Rio Grande do Sul  Senador Paulo Paim  Supremo Tribunal Federal 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo