Congresso instala Comissão de Combate à Violência contra a Mulher — Rádio Senado

Congresso instala Comissão de Combate à Violência contra a Mulher

LOC: COMISSÃO PERMANENTE DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER É INSTALADA NO CONGRESSO NACIONAL. 

LOC: PROSTITUIÇÃO INFANTIL, TRÁFICO DE MULHERES, ABORTO E POLÍTICA NACIONAL DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES ESTÃO ENTRE OS TEMAS A SEREM DEBATIDOS. REPÓRTER CINTHIA BISPO 

(Repórter) A senadora Simone Tebet, do PMDB de Mato Grosso do Sul, assumiu a presidência da Comissão Mista Permanente de Combate à Violência Contra a Mulher, com a deputada federal Keiko Ota, do PSB de São Paulo, como vice. Entre os temas que serão tratados pelo colegiado estão prostituição infantil, tráfico de mulheres, aborto e a Política Nacional de Enfretamento à Violência contra as Mulheres. Durante a cerimônia de instalação da Comissão, o presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, lembrou que o combate a violência por questão de gênero é um dever do Parlamento. 

(Renan Calheiros) O Senado não irá fugir da responsabilidade de utilizar suas competências e analisar as razões pelas quais o Brasil é o país da America do Sul, com exceção da Colômbia, onde mais se agridem as mulheres. 

(Repórter) Simone Tebet tem esperança de que, com os avanços da Lei Maria da Penha e das políticas públicas, em breve iniciativas desse tipo não sejam mais necessárias no Legislativo. 

(Simone Tebet) Que essa comissão que é permanente se torne temporária o mais rápido possível. Que ela possa um dia ser encerrada porque nós teremos cumprido nosso papel de diminuir o máximo possível essas estatísticas. 

(Repórter) A necessidade de enfrentamento com políticas públicas também foi destacada pelo ministro da Saúde Arthur Chioro, que defendeu maior humanização da rede pública no atendimento às mulheres. 

(Arthur Chioro) Fazer com que a nossa rede básica de saúde, o SAMU, as UPAS, os Centros de Atenção Psicossocial, os nossos serviços, todos eles, inclusive, aqueles que lidam com a atenção especificamente com as mulheres, possa ter um cuidado cada vez humanizado. Que acolha com dignidade, com respeito cada uma das mulheres. 

(Repórter) O colegiado, formado por dez senadores e 27 deputados, foi uma das propostas da CPI Mista da Violência Contra a Mulher, que encerrou suas atividades em 2013. 
10/03/2015, 07h40 - ATUALIZADO EM 10/03/2015, 07h40
Duração de áudio: 01:56
Ao vivo
00:0000:00