Congresso homenageia o Dia do Dentista — Rádio Senado
Sessão solene

Congresso homenageia o Dia do Dentista

Senadores e deputados homenagearam nesta sexta-feira (25) o Dia do Dentista em Sessão Solene do Congresso. A data, celebrada no dia 25 de outubro, tem por objetivo dar visibilidade e valorizar os profissionais da odontologia. Ouça a reportagem de Lara Kinue.

25/10/2019, 17h47 - ATUALIZADO EM 25/10/2019, 20h23
Duração de áudio: 02:23
Plenário do Senado Federal durante sessão solene do Congresso Nacional destinada a comemorar o Dia do Dentista.

Mesa:
presidente do Conselho de Saúde do Distrito Federal (CSDF), Jeovânia Rodrigues Silva;
diretor tesoureiro do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Luiz Evaristo Ricci Volpato;
requerente desta sessão de comemoração, deputada Celina Leão (PP-DF);
presidente e requerente desta sessão de comemoração, senador Izalci (PSDB-DF);
presidente do Conselho Regional de Odontologia do Distrito Federal (CRO-DF), Marco Antônio dos Santos;
gerente de Serviços de Odontologia da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), Maurício Bartelle Basso;
conselheiro do Conselho Regional de Odontologia do Distrito Federal (CRO-DF), Ricardo Paulin.

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Jefferson Rudy/Agência Senado

Transcrição
LOC: O DIA DO DENTISTA FOI CELEBRADO EM SESSÃO SOLENE DO CONGRESSO NACIONAL. LOC: A ODONTOLOGIA BRASILEIRA É CONSIDERADA UMA DAS MELHORES DE TODO O MUNDO. A REPORTAGEM É DE LARA KINUE. (Repórter) A profissão foi regulamentada no dia 25 de outubro de 1884, pelo decreto de Lei número 9.311, que criou os primeiros cursos de Odontologia no Brasil. Mais tarde, o Conselho Federal de Odontologia oficializou a data como o Dia Nacional do Cirurgião-Dentista, com o objetivo de dar visibilidade e valorizar os profissionais da área. O senador Izalci Lucas, do PSDB do Distrito Federal, destacou o mérito da profissão e apontou que a assistência odontológica no Brasil é uma das melhores do mundo. (Izalci Lucas) Este é o campo da saúde em que desmontamos pela excelência dos procedimentos. A assistência odontológica brasileira se tornou uma das mais avançadas do mundo, mesmo enfrentando desafios idênticos ao de outras áreas da Saúde. (Repórter) Izalci ressaltou os avanços da atividade no país, mas apresentou algumas falhas que precisam ser corrigidas. (Izalci Lucas 27) As condições de trabalho nos postos de saúde e na rede pública devem ser aprimoradas. O IBGE registra gargalos no setor, como de frequência aos consultórios. Cerca de 55% dos brasileiros não se consultam uma vez por ano quando as visitas aos dentistas deveriam ser semestrais. Além disso 11% dos adultos perderam todos os dentes, entre os idosos o índice de 41,5%. (Repórter) A deputada Celina Leão, do PP do Distrito Federal, frisou a importância da fiscalização da qualidade do ensino das universidades de odontologia para a formação de bons profissionais. (Celina Leão) Agente ainda tem alguns desafios, e um deles é a gente fiscalizar a qualidade das nossas universidades. A gente não quer quantidade, a gente quer qualidade, a gente quer que esses dentistas saiam formados. E esse é um grande apelo dos nossos conselhos para que a gente tenha em um mercado cheio de dentista mas um mercado com bons dentistas. (Repórter) O Presidente do Conselho Regional de Odontologia do Distrito Federal, Marco Antônio dos Santos, ressaltou o trabalho dos profissionais da área. (Marco Antônio dos Santos) A odontologia abrange desde a área funcional até a área estética, com influência sobre todo o organismo humano. Por essa razão, e mais do que merecido, é fundamental o reconhecimento e a valorização dos profissionais que trabalham arduamente com humanismo, amor ao próximo e dedicação, e tem um papel de destaque na melhoria da qualidade de vida de nossa população. (Repórter) De acordo com dados do Conselho Federal de Odontologia, existem hoje no Brasil cerca de 388 mil profissionais da área.

Ao vivo
00:0000:00