Congresso fica azul para lembrar prevenção contra o câncer de próstata

01:51Congresso fica azul para lembrar prevenção contra o câncer de próstata

LOC: A PARTIR DESTA SEGUNDA-FEIRA E ATÉ O FINAL DO MÊS O CONGRESSO NACIONAL SERÁ ILUMINADO DE AZUL PARA LEMBRAR OS HOMENS SOBRE A NECESSIDADE DE CUIDADOS PARA PREVENIR O CÂNCER DE PRÓSTATA.  

LOC: AS LUZES SERÃO ATIVADAS LOGO APÓS A SESSÃO SOLENE DO CONGRESSO QUE VAI HOMENAGEAR A SOCIEDADE BRASILEIRA DE UROLOGOGIA PELAS AÇÕES DE ORIENTAÇÃO EM SAÚDE MASCULINA. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES: 

TÉC: Depois do "Outubro Rosa", que iluminou prédios e monumentos com essa cor para conscientizar sobre o câncer de mama, agora, os prédios do Senado e da Câmara dos Deputados ganham tons azulados para alertar sobre a importância de cuidar da saúde masculina. A campanha "Novembro Azul" visa esclarecer, prevenir e combater o câncer de próstata e outras doenças que afetam os homens. A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, ressalta que, depois das doenças cardíacas, o câncer de próstata é o que mais mata homens no Brasil. 

(Ana Amélia) Dados da Sociedade Brasileira de Urologia mostram que 60 mil novos casos da doença surgiram no Brasil só em 2012. A taxa de mortalidade cresce de forma acentuada e assustadora. Esses números demonstram a importância do Novembro Azul. Os homens precisam tocar nesse assunto. 

(REPÓRTER) O câncer de próstata tem cura quando detectado no início. No entanto, os homens não têm o hábito de fazer exames periódicos. Muitas vezes, eles só vão ao médico levados por uma mulher, como a esposa ou a filha, como lembra o senador Sérgio Souza, do PMDB do Paraná: 

(Sérgio Souza) Se não fossem as mulheres, os homens não teriam nenhum tipo de cuidado com a saúde. 

(REPÓRTER) O preconceito ainda é o que impede os homens de buscar cuidados médicos, como ressalta o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Aguinaldo Nardi: 

(Aguinaldo) Mais de 80% dos homens, O grande problema que eles não vão ao urologista é por puro preconceito. Isso é uma grande besteira porque o exame de próstata é muito rápido, é indolor e não causa mal a ninguém. 

(REPÓRTER) O Congresso Nacional abre o "Novembro Azul" com sessão especial para homenagear a Sociedade Brasileira de Urologia pelas ações de orientação à saúde masculina. A iniciativa para a homenagem é da senadora Ana Amélia e da deputada Rose de Freitas, do PMDB do Espírito Santo.

TÓPICOS:
Outubro Rosa  Senadora Ana Amélia  Saúde  Senador Sérgio Souza  PP  Homenagem  Rio Grande do Sul  Congresso Nacional  Espírito Santo  Câncer  Câmara dos Deputados  PMDB  Novembro Azul  Paraná 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo