Congresso fica azul para lembrar prevenção contra o câncer de próstata — Rádio Senado

Congresso fica azul para lembrar prevenção contra o câncer de próstata

LOC: A PARTIR DESTA SEGUNDA-FEIRA E ATÉ O FINAL DO MÊS O CONGRESSO NACIONAL SERÁ ILUMINADO DE AZUL PARA LEMBRAR OS HOMENS SOBRE A NECESSIDADE DE CUIDADOS PARA PREVENIR O CÂNCER DE PRÓSTATA.  

LOC: AS LUZES SERÃO ATIVADAS LOGO APÓS A SESSÃO SOLENE DO CONGRESSO QUE VAI HOMENAGEAR A SOCIEDADE BRASILEIRA DE UROLOGOGIA PELAS AÇÕES DE ORIENTAÇÃO EM SAÚDE MASCULINA. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES: 

TÉC: Depois do "Outubro Rosa", que iluminou prédios e monumentos com essa cor para conscientizar sobre o câncer de mama, agora, os prédios do Senado e da Câmara dos Deputados ganham tons azulados para alertar sobre a importância de cuidar da saúde masculina. A campanha "Novembro Azul" visa esclarecer, prevenir e combater o câncer de próstata e outras doenças que afetam os homens. A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, ressalta que, depois das doenças cardíacas, o câncer de próstata é o que mais mata homens no Brasil. 

(Ana Amélia) Dados da Sociedade Brasileira de Urologia mostram que 60 mil novos casos da doença surgiram no Brasil só em 2012. A taxa de mortalidade cresce de forma acentuada e assustadora. Esses números demonstram a importância do Novembro Azul. Os homens precisam tocar nesse assunto. 

(REPÓRTER) O câncer de próstata tem cura quando detectado no início. No entanto, os homens não têm o hábito de fazer exames periódicos. Muitas vezes, eles só vão ao médico levados por uma mulher, como a esposa ou a filha, como lembra o senador Sérgio Souza, do PMDB do Paraná: 

(Sérgio Souza) Se não fossem as mulheres, os homens não teriam nenhum tipo de cuidado com a saúde. 

(REPÓRTER) O preconceito ainda é o que impede os homens de buscar cuidados médicos, como ressalta o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Aguinaldo Nardi: 

(Aguinaldo) Mais de 80% dos homens, O grande problema que eles não vão ao urologista é por puro preconceito. Isso é uma grande besteira porque o exame de próstata é muito rápido, é indolor e não causa mal a ninguém. 

(REPÓRTER) O Congresso Nacional abre o "Novembro Azul" com sessão especial para homenagear a Sociedade Brasileira de Urologia pelas ações de orientação à saúde masculina. A iniciativa para a homenagem é da senadora Ana Amélia e da deputada Rose de Freitas, do PMDB do Espírito Santo.
01/11/2013, 05h54 - ATUALIZADO EM 01/11/2013, 05h54
Duração de áudio: 01:51
Ao vivo
00:0000:00