Congresso é iluminado de azul para conscientizar homens sobre prevenção do câncer de próstata — Rádio Senado
Saúde

Congresso é iluminado de azul para conscientizar homens sobre prevenção do câncer de próstata

A Campanha Novembro Azul busca conscientizar homens sobre cuidados com a saúde e a prevenção do câncer de próstata. Durante o mês, o prédio do Congresso Nacional ficará iluminado na cor azul com objetivo de chamar a atenção do público masculino. O senador Otto Alencar (PSD-BA) da Bahia, que é médico, teve a doença detectada precocemente, há oito anos, em função de exames regulares que fazia. Ele sugere aos homens que procurem o urologista sem nenhum receio, que façam os exames e se tiverem o diagnóstico de câncer de próstata, façam a cirurgia e se curem, “para ter a sua vida saudável como eu tenho a minha”, recomendou.

01/11/2017, 18h28 - ATUALIZADO EM 01/11/2017, 18h57
Duração de áudio: 02:08
Congresso ganha iluminação especial ao aderir a Campanha Novembro Azul, promovida pela Sociedade Brasileira de Urologia com o objetivo de conscientizar os homens sobre a importância da prevenção do câncer de próstata
Arquivo Rádio Senado

Transcrição
LOC: A CAMPANHA NOVEMBRO AZUL BUSCA CONSCIENTIZAR HOMENS SOBRE CUIDADOS COM A SAÚDE E A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA. LOC: DURANTE O MÊS, O CONGRESSO SERÁ ILUMINADO NA COR AZUL COM OBJETIVO DE CHAMAR A ATENÇÃO DO PÚBLICO MASCULINO. REPÓRTER MARINA FERREIRA. TÉC: Um em cada sete homens será diagnosticado com câncer de próstata durante a vida. A doença é a segunda causa de morte por câncer em homens, atrás apenas do câncer de pulmão. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer, mais de 61 mil brasileiros descobriram ter a doença no ano passado. Para conscientizar a população masculina, o Instituto Lado a Lado pela Vida criou em 2008 a campanha Novembro Azul. A iniciativa tem como objetivo alertar os homens sobre a importância dos cuidados com a saúde e da prevenção do câncer de próstata. O senador Otto Alencar, do PSD da Bahia, que é médico, teve a doença detectada no diagnóstico precoce há oito anos. Ele conta que os brasileiros precisam ir ao urologista sem medo. (Otto Alencar) O conselho é procurar sem nenhum receio o urologista, fazer os exames e a partir daí se tiver o diagnóstico precoce, fazer a cirurgia, ficar curado e ter a sua vida saudável como eu tenho a minha. Para evitar que isso possa vir a ser um câncer que se estenda por todo o corpo. (Repórter) De acordo com o presidente da seção do Distrito Federal da Sociedade Brasileira de Urologia, Guilherme Coaracy, o tratamento da doença fica mais difícil devido a ainda existir um tabu dos homens em procurarem um especialista. (Guilherme Coaracy) Detecção precoce chances de cura de mais de 90%, a doença numa fase inicial. Uma doença mais agressiva, numa fase localmente avançada ou avançada, a gente fala em controle e não fala em cura. (Repórter) Para a senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, o Novembro Azul é importante pois dedica aos homens uma atenção especial por meio da orientação e de ações educativas que estimulam o público masculino a cuidar da própria saúde. (Ana Amélia) O Novembro Azul tem a finalidade de quando se acendem de azul as luzes dos prédios de informar, porque a informação ajuda muito na prevenção. (Repórter) Durante o mês, o Congresso Nacional e outros monumentos serão iluminados na cor azul para chamar atenção dos homens sobre o cuidado com a saúde e a necessidade do exame preventivo. Da Rádio Senado, Marina Ferreira.

Ao vivo
00:0000:00