Sessão solene

Congresso comemora 31 anos da Constituição com defesa da democracia

02:05Congresso comemora 31 anos da Constituição com defesa da democracia

Transcrição LOC: O CONGRESSO NACIONAL PROMOVEU SESSÃO SOLENE PARA COMEMORAR OS 31 ANOS DA PROMULGAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO DE 1988. LOC: DEPUTADOS E SENADORES AFIRMARAM QUE A CARTA DE 88 É UM VERDADEIRO PACTO PELA DEMOCRACIA. A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE: (Repórter) Em sessão solene, o Congresso Nacional lembrou os 31 anos da promulgação da Constituição de 1988. O autor do requerimento para a sessão, deputado Paulo Pimenta, do PT do Rio Grande do Sul, afirmou que a Carta de 88 garante direitos básicos aos cidadãos. Mas ponderou que o desafio agora é a manutenção dessas conquistas. (Paulo Pimenta) A Constituição Federal foi um pacto. Um pacto pela democracia, a conquista do SUS, fortalecimento da educação pública, afirmação da soberania, dos direitos e garantias individuais dos cidadãos (Repórter) Mauro Benevides, que foi vice-presidente da Assembleia Nacional Constituinte, recordou o momento de instalação do colegiado que daria forma e conteúdo à nova Constituição. (Mauro Benevides) Retenho ainda viva na memória aquela gloriosa à tarde em que o ministro José Carlos Moreira Alves, presidente do Supremo Tribunal Federal, declarou instalado dos trabalhos da Assembleia nacional constituinte sob aplausos de um plenário e galerias repletos. (Repórter) A deputada Benedita da Silva, do PT do Rio de Janeiro, que foi constituinte, destacou a participação popular na elaboração do texto. (Benedita da Silva) Me lembro do dia em que sentei a esta mesa para presidir uma das reuniões da assembleia nacional constituinte e pude olhar para esse plenário repleto e olhar para as Galerias e ver o Brasil por inteiro nessa casa (Repórter) O senador Eduardo Gomes, do MDB de Tocantins, lembrou que para seu estado a Constituição de 88 pode ser considerada uma certidão de nascimento: (Eduardo Gomes) Todos os nossos discursos, todas as nossas atuações políticas, no dia a dia de qualquer parlamentar Tocantinense, tem a ver com a gratidão de todo o resultado da sociedade brasileira expresso na Constituição de 1988 (Repórter) Participaram da sessão solene o ex-presidente da República José Sarney e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz.

Senadores e deputados reforçaram a necessidade de defesa da democracia em sessão solene do Congresso para comemorar os 31 anos de promulgação da Constituição de 1988. Participaram da homenagem o ex-presidente da República, José Sarney e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz. A reportagem é de Rodrigo Resende, da Rádio Senado.

TÓPICOS:
Congresso Nacional  Constituição  Constituição de 1988  Constituição Federal  Democracia  Educação  José Sarney  MDB  Presidente da República  PT  Rio de Janeiro  Rio Grande do Sul  Senador Eduardo Gomes  Senador José Sarney  Supremo Tribunal Federal  SUS  Tocantins  Homenagem 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo