Congresso celebra os 45 anos da criação da Rede Amazônica — Rádio Senado
Sessão solene

Congresso celebra os 45 anos da criação da Rede Amazônica

O Congresso Nacional promoveu nesta terça-feira (19) uma sessão solene em homenagem aos 45 anos da Rede Amazônica. A empresa foi criada em agosto de 1972 e é hoje o maior grupo de comunicação da Região Norte. O requerimento para a sessão foi apresentado pelo senador Omar Aziz (PSD-AM) e pelo deputado federal Pauderney Avelino (DEM-AM).

19/09/2017, 20h12 - ATUALIZADO EM 19/09/2017, 20h43
Duração de áudio: 01:59
Plenário Senado Federal durante sessão solene do Congresso Nacional destinada a comemorar os 45 anos de fundação da Rede Amazônica.

Mesa:
diretor-geral da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Luis Roberto Antonik;
ministro de Ciência e Tecnologia e Comunicações, Gilberto Kassab;
senador Omar Aziz (PSD-AM);
presidente do Senado, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE);
deputado Pauderney Avelino (DEM-AM);
presidência da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros;
diretor-presidente da Rede Amazônica, Phelippe Daou Jr.

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: O CONGRESSO PROMOVEU SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM A REDE AMAZÔNICA. LOC: A EMPRESA DE COMUNICAÇÃO DA REGIÃO NORTE COMPLETOU 45 ANOS EM AGOSTO. A REPORTAGEM É DE ADRIAN ALENCAR (Repórter) O Congresso Nacional promoveu uma sessão solene em homenagem aos 45 anos da Rede Amazônica. A empresa, que foi criada em agosto de 1972 por jornalistas, dentre eles, Phelippe Daou, e é hoje o maior grupo de comunicação da Região Norte. O presidente do Congresso, Eunício Oliveira, destacou que até a criação da Rede, os conteúdos de mídia criados sobre a Amazônia, eram quase todos externos, e com ela, a região começou a ter voz mais ativa. (Eunicio Oliveira) “A realidade e o cotidiano daqueles brasileiros, romperam as fronteiras da floresta. O desenvolvimento da tecnologia da informação propiciou que a Rede realizasse seu maior projeto, fazer com que os lugares mais inalcançáveis da Amazônia, pudessem, à sua visão dos fatos, ou, até melhor, publicassem seus próprios fatos. (Repórter) O requerimento para a sessão solene foi apresentado pelo senador Omar Aziz, do PSD e pelo deputado federal Pauderney Avelino, do Democratas, ambos do Amazonas. Para Omar Aziz, a empresa de comunicação é grande divulgadora da riqueza cultural dos povos da Amazônia: (Omar Aziz) “É a voz que fala para os amazonenses, das coisas que lhe interessam. Da floresta, dos problemas cotidianos, das grandes e pequenas cidades de Ribeirinha. (Repórter) O diretor executivo da Rede Amazônica, Phelippe Daou Júnior, agradeceu a homenagem ao pai, um dos fundadores da empresa, destacou a importância da Rede para toda a Região Norte e enfatizou a missão da empresa: (Phelippe Daou Jr) “Produzir conteúdo isento e de alta relevância para o amazônida. Libertando da escravidão proveniente da falta de acesso à informação e ao entretenimento qualificado”. (Repórter) A Rede Amazônica está presente em cinco estados: Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia e Roraima, além da sucursal em Brasília.

Ao vivo
00:0000:00