Comissões permanentes do Senado vão analisar políticas públicas federais — Rádio Senado

Comissões permanentes do Senado vão analisar políticas públicas federais

LOC: AS COMISSÕES PERMANENTES DO SENADO VÃO ANALISAR AS POLÍTICAS PÚBLICAS DO GOVERNO FEDERAL. 

LOC: O OBJETIVO É ASSEGURAR UMA MELHORIA NO ATENDIMENTO DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELO ESTADO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA. 

TÉC: De acordo com o projeto de resolução, as doze comissões permanentes do Senado também terão a missão de avaliar detalhadamente as políticas públicas do governo federal. Segundo o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, cada colegiado vai escolher uma ação governamental para fiscalizá-la em termos de investimentos, qualidade dos serviços e seus resultados junto à população. 

(Renan) Elas elegerão as políticas públicas e com a ajuda do Tribunal de Contas farão a avaliação delas. É isso que está em discussão: a qualidade da prestação do serviço público pelo estado brasileiro. Vamos fortalecer muito o papel institucional tanto da Câmara quanto do Senado no aperfeiçoamento desta fiscalização cobrando a qualidade da prestação do serviço público para a sociedade brasileira. 

REPÓRTER: O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, senador Lindbergh Farias, do PT do Rio de Janeiro, elogiou a iniciativa do Senado ao destacar que essa fiscalização aproximará a sociedade do Parlamento. 

(Lindbergh) Acho que é importante porque coloca o Senado mais ligado ao mundo real, ao mundo das políticas públicas e dos programas sociais. Acho que pode ser uma virada muito interessante no sentido de abrir o Senado para a vida das pessoas. Reclamo que, às vezes, aqui ficamos distantes, às vezes, há debates no Senado distante dos problemas vividos pelas pessoas no dia a dia. 

REPÓRTER: São as seguintes as comissões permanentes do Senado: Assuntos Econômicos; Sociais; Educação, Cultura e Esporte; Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle; Direitos Humanos e Legislação Participativa; Relações Exteriores e Defesa Nacional; de Infraestrutura; Desenvolvimento Regional e Turismo; Agricultura e Reforma Agrária; Ciência e Tecnologia; Constituição e Justiça; e Senado do Futuro. O Interlegis vai auxiliar as Assembléias Legislativas e as Câmaras de Vereadores a adotar o mesmo procedimento de fiscalização das políticas públicas nos estados e municípios.
28/08/2013, 01h47 - ATUALIZADO EM 28/08/2013, 01h47
Duração de áudio: 02:15
Ao vivo
00:0000:00