Comissões debateram falta de planejamento público para lidar com desastres — Rádio Senado

Comissões debateram falta de planejamento público para lidar com desastres

LOC: O PERÍODO DE CHUVAS E OS DESASTRES NOS ESTADOS DO RIO DE JANEIRO, MINAS GERAIS E ESPÍRITO SANTO REFORÇAM A NECESSIDADE DE AÇÕES PREVENTIVAS.  

LOC: A FALTA DE PLANEJAMENTO PÚBLICO PARA LIDAR COM SITUAÇÕES DE SECA E ENCHENTES É TEMA CONSTANTE DE DISCUSSÕES NO SENADO. REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS.  

TÉC: O assunto já foi discutido na Comissão de Desenvolvimento Regional, na Comissão de Agricultura, na Comissão de Mudanças Climáticas e na Comissão de Ciência e Tecnologia. A ultima comissão a incluir o tema na pauta foi a Comissão Especial de Segurança Publica. No inicio de dezembro, diversos especialistas salientaram a necessidade de reforçar as ações de prevenção como a capacitação dos agentes públicos para identificar áreas de risco e alertar a população antes que acidentes como deslizamentos de encostas aconteçam. A falta de atenção do poder público com a prevenção foi apontada pelo senador Casildo Maldaner, do PMDB de Santa Catarina. Ele informou que o Fundo Especial para Calamidades Públicas, o Funcap, incentiva a recuperação, e não a prevenção: 

(Maldaner) Temos que tentar mudar o Funcap, os recursos que existem lá são para recuperação e não para prevenção. Nós temos que mudar para aplicar na prevenção. 

(REPÓRTER) Os especialistas também pediram apoio do Senado para que os municípios enfrentem menos burocracia na hora de pedir repasses para socorrer as vitimas de situações de emergência. Segundo dados da defesa civil, a maioria das situações de calamidade pública que acontecem no Brasil envolvem a falta de água, no caso das secas, ou o excesso de chuva.
27/12/2013, 11h16 - ATUALIZADO EM 27/12/2013, 11h16
Duração de áudio: 01:19
Ao vivo
00:0000:00