Comissão votou financiamento da saúde e Estatuto da Juventude — Rádio Senado

Comissão votou financiamento da saúde e Estatuto da Juventude

LOC: FINANCIAMENTO PÚBLICO DA SAÚDE, ESTATUTO DA JUVENTUDE, REGULAMENTAÇÃO DE PROFISSÕES, EMPREGO A JOVEM APRENDIZ E APOSENTADORIA ESPECIAL PARA GARIS. 

LOC: ESSES SÃO ALGUNS TEMAS DE PROJETOS DE LEI APROVADOS EM 2013 PELA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES:  

(Repórter) Um dos principais temas discutidos na Comissão de Assuntos Sociais, em 2013, foi a destinação de recursos da União para a área da saúde. O assunto foi tratado com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha; secretários de saúde dos estados e com entidades representativas do setor. A proposta analisada pela CAS determinou que 18% da receita líquida corrente da União fossem destinados à saúde. Mas o percentual aprovado pelo governo foi de 15%. A observação foi feita pelo presidente da CAS, senador Waldemir Moka, do PMDB do Mato Grosso do Sul, ao fazer um balanço sobre as atividades da comissão. O senador ainda ressaltou as audiências públicas que debateram a sustentabilidade dos planos de saúde e a obrigação de a Agência Nacional de Saúde prestar contas anuais ao Senado Federal. Para Waldemir Moka, a eficiência da comissão foi em razão da atuação dos senadores e da colaboração das assessorias: 

(Waldemir Moka) “Nós acabamos formando aqui na Comissão de Assuntos Sociais um grupo de senadores e senadoras que atuam firmemente em defesa de todos esses assuntos. Debatemos, temos divergências, há um interesse da população, do pais, dos nossos estados, certamente, mas nunca deixando de cumprir com a obrigação. Isso é fundamental”. 

(Repórter) A vice-presidente da CAS, senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, elogiou o desempenho do presidente para que a comissão fosse eficiente em 2013. 

(Vanessa Grazziotin) “Vossa Excelência é tão atuante, tão presente que desenvolve um trabalho magnífico. O senhor é uma pessoa de propósitos firmes, de convicções muito sólidas, e tem conseguido manter não só um grupo permanentemente com presença, debatendo, se envolvendo nas matérias, mas também com unidade fenomenal. Mais um ano que nós cumprimos com um belo trabalho”. 

(Repórter) A CAS realizou 34 sessões, 28 audiências públicas, 4 sabatinas e deliberou sobre 132 projetos de lei.
18/12/2013, 04h57 - ATUALIZADO EM 18/12/2013, 04h57
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00